segunda-feira, 26 de julho de 2010

"Se creres verás a Glória de Deus"

Quebra-gelo:
Pergunte para célula se já houve alguma situação na vida que tudo parecia que ía dar errado e no final deu certo. Deixe contarem suas histórias, só peça que sejam breves.

Leitura bíblica: João 11:40 (Marta vss. 21-26 e 39-40, Maria vs. 32).

Introdução:
Não é somente crer, é necessário confiar que Deus tem a resposta. Pois vivemos em um mundo de incredulidade, onde as pessoas tentam se salvar de qualquer maneira, com as suas próprias forças e maneiras. Porém, somente em Jesus temos a solução e a salvação.
Vejamos a história de Lázaro: “Senhor, se tu estivestes aqui, meu irmão não teria morrido”.
O que Marta queria dizer:
- Senhor não entendo por que demorastes tanto para vir ter conosco.
- Não entendo por que deixastes morrer aquele a quem amavas.
- Não entendo como deixastes a dor e o sofrimento rasgar a nossa alma. Sendo que a tua presença poderia ter impedido este sofrimento.
- Por que não viestes antes? Agora é tarde, ele já está morto a quatro dias.
Jesus respondeu: “Vocês podem não entender, mas, se, creres verás a Glória de Deus”.

Abraão: Não entendeu porque Deus pediu o sacrifício do filho, mas confiou, e viu a Glória de Deus na sua restituição (Monte Moriá).

Jacó: Não compreendia porque o seu filho José lhe foi tirado, mas viu a Glória de Deus quando contemplou o rosto daquele filho que agora era governador do Egito e preservou a sua própria vida e de toda a sua família.

José: Não compreendia a crueldade de seus irmãos e o falso testemunho de uma adúltera, a injustiça e os longos anos de cativeiro, porém, quando ascendeu a governador daquela nação e pode salvar muitas vidas inclusive da sua família, e que o nome do Senhor foi glorificado, ele viu a glória de Deus.

Moisés: Não entendeu porque Deus o retinha em Midiã por quarenta anos, mas viu a Glória d’Ele no Monte Horebe e foi chamado a tirar Israel do Egito.

Ana: Não compreendia o porque não tinha filhos, depois ela entendeu o plano de Deus para Israel através da vida de Samuel e Deus lhe deu outros filhos e ela viu a glória de Deus.

Jó: Não compreendia o tamanho sofrimento de um homem justo, mas ao ser restaurado em dobro, viu a Glória de Deus. (Jó 19:25, Jó 42).

Os Discípulos: Não compreenderam a morte de Jesus, mas quando Ele ressuscitou e ascendeu ao céu e deixou o Consolador (Espírito Santo), no dia de pentecostes viram a Glória de Deus.

Talvez sua vida esteja assim: “eu não entendo...
... Porque Deus deixou meu ente querido ser levado?”
... Porque Ele permitiu que a aflição me açoitasse?
... Estes caminhos tortuosos que o senhor está me guiando.
... Porque foram desmantelados os meus planos que pareciam tão bons?
... Porque as minhas bênçãos estão demorando tanto?
... Porque está enfermidade está me assolando?
Você não tem que entender todos os caminhos de Deus, todas as maneiras que Ele dirige a sua vida, Ele não espera que você entenda tudo.
Você não espera que seu filho entenda tudo, você quer apenas que ele confie em você.

Conclusão:
Um dia verás a Glória de Deus nas coisas que não entendes. Basta apenas crer e confiar em Jesus entregando a sua vida a Ele e terás vida com abundância.

domingo, 25 de julho de 2010

"A gente não desiste nunca"

Louvor recomendado: Passando pela prova - Lázaro

Palavra Pastoral:
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer inabaláveis.” (Ef 6.13)
Ao ler este versículo geralmente damos atenção dobrada para o item “tomai toda a armadura de Deus”, entretanto hoje vamos conversar sobre “resistir no dia mau e, havendo feito tudo, PERMANECER INABALÁVEIS.”
Jesus é a VERDADE. Ele nunca pregou uma mentira. Todo discípulo verdadeiro vai passar por “dias maus” (Jo 16.33), mas terá a vitória em Jesus Cristo. Todavia ninguém quer o “dia mau”. Sempre nos preparamos para o “dia bom”, o dia da vitória. Porém NÃO HÁ VITÓRIA SEM LUTA. Tá passando pela luta irmão? Quero lhe dar uma boa notícia: isso que você chama luta, Deus chama de PROVA e você vai ser aprovado! Você está na escola de Deus! O Professor do professores está juntinho de você te ensinando UMA NOVA LIÇÃO.
Todo líder de êxito é aprovado no fogo.
Aprendemos com Sadraque, Mesaque e Abdnego uma lição muito importante: a fornalha, quanto mais quente, melhor!
Meu irmão, o crente aprovado é aquele que vê na fornalha uma oportunidade de ver o QUARTO HOMEM. Oh! Glória a Deus!
Aprendi na minha caminhada com Cristo que em toda, TODA situação difícil que acontece na vida de um crente, é justamente aí que Deus está nos carregando no colo. A impressão que temos é que Ele está longe, mas isso não é verdade. Essa “impressão” é simplesmente porque quando passamos por lutas, a situação pesa tanto que muitas vezes temos dificuldade para ler a Palavra, louvar, orar, jejuar, etc. É muito fácil, nesses momentos, crer que Deus está distante. Não aceite essa mentira de satanás! Ouça o que a palavra diz:
“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Sl 34.18)
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Sl 46.1)
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Sl 23.4)
“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
“Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.” (Sl 91.12-16)
A hora da luta é a hora de maior proximidade com os céus. Temos que compreender, urgentemente, essa verdade, pois quanto mais demorarmos a entender que a prova demarca um novo nível de intimidade, mais a luta vai demorar, mais fracos ficaremos e mais sujeitos a murmurar contra Deus. Não perca as forças! Você olha para o céu e só vê nuvens de tempestade, mas para além das nuvens o sol da justiça não deixou de brilhar.
Os céus estão ansiosos pela oração que se fará neste lugar. A lição de hoje é: A gente não desiste nunca!
Você dirá hoje ao inimigo: “se o nosso Deus quiser nos livrar da tua mão, ele nos livrará; senão, fica tu sabendo que não nos prostraremos nem nos renderemos. VOU PASSANDO PELA PROVA DANDO GLÓRIA A DEUS!”
Vamos dar as mão e levantar um clamor a Deus. Hoje é dia de vitória!

[Louvor para ministração: Nunca Pare de Lutar – Ludmila Ferber]

Lutas e Vitórias

Material da CBN

Quebra-gelo:
Alguém aqui já brincou na “montanha russa”? (Deixe que todos participem). Explique que se trata de um divertimento que mexe com nossas emoções: Vamos subindo, subindo devagar... Estamos lá no alto! Que sensação gostosa! De repente... uma descida brusca! Que medo!

Transição para o estudo:
Pensemos agora na alegria, na esperança, na expectativa gostosa que sentimos, quando recebemos o Senhor Jesus como nosso Salvador (É como se estivéssemos lá em cima da montanha russa).
Por que não conseguimos manter a alegria, a constância, o compromisso de seguir a Cristo? (É como se estivéssemos lá embaixo da montanha russa).

I – é porque olhamos para os nossos sentimentos
• Se estivermos bem, vamos à célula, à igreja, buscamos a Deus (ou, se estamos mal é que fazemos tudo isso). Se não sentimos nada, o culto (ou a célula) não foi bom.

II – é porque olhamos para as circunstâncias ao redor
• Se acontecer algo desagradável, mudamos de idéia e resolvemos não mais buscar a Deus. Se vierem provações, ficamos sem forças. Então não voltamos mais à célula ou à igreja.

III – precisamos nos firmar no que a Palavra de Deus diz:
• Quanto aos sentimentos. (Sl 34.4; Sl 37.5; 1Pe 5.7)
• Quanto as circunstâncias. (Rm 8.28; Sl 34.19; Sl 46.1-3)
• Não podemos olhar para os sentimentos e nem para as circunstâncias, e sim, para o que a PALAVRA DIZ.

IV – precisamos olhar somente para Jesus sem vacilar
• Não podemos olhar para o homem, com suas falhas. (Hb 12.1,2 e Fl 3-13,14)

V – Deus tem muito para nós, mas para isto precisamos ter:
• Compromisso com a célula (Cl 3.23). Não assumindo compromisso neste horário. Orando, convidando e sendo submisso.
• Paciência e perseverança. (Tg 5.11)
• Crendo que Deus está abençoando a célula.
• Aguardando com paciência os frutos.
• Fidelidade com as coisas de Deus (Mt 25.21). Fidelidade nas pequenas coisas.
Conclusão
Ore. Leve sua célula a um compromisso diante de Deus, para que todos se esforcem para o seu crescimento!

"Diga o fraco: eu sou forte!"

Quebra-gelo: Leve 2 ovos. Diga-lhes que um ovo é muito frágil, entretanto quando tentamos quebra-lo, com as mãos, na sua extensão horizontal ele se torna resistente.
Peça aos integrantes da célula que tentem quebrar o ovo com as mãos, porém da forma que é mostrada na imagem ao lado.
Após algumas tentativas diga-lhes que apesar de um ovo ser fraco, podendo se quebrar com facilidade, podemos observar que ele não é tão fraco assim. De forma semelhante, nós seres humanos temos fraquezas, contudo dentro de nós a uma força que vem do alto, direto do trono. Vamos descobrir a chave para ativar essa força?

Introdução:
Uma das maiores estratégias de satanás é desacreditar o próprio homem. Alguém que crê que não vai vencer, já perdeu a batalha antes de começar. Durante toda a nossa vida o inimigo trabalha para injetar conceitos negativos a respeito de nós mesmos. Ele quer que nos enxerguemos pequenos, impotentes, incapazes, sem força e derrotados. Queremos nesse estudo mostrar que o diabo vai “continuar querendo” pois você não é nada disso que ele tem declarado. Você é filho(a) de Deus, coroa da criação, herdeiro e co-herdeiros com Cristo. Vamos ver o que o texto de Joel 3.10b tem para avivar a nossa memória...

I – “Diga”. O poder de uma declaração.
• A palavra tem poder (Pv 18.21 / Pv 6.2 /)
• Se a palavra tem poder imagine a palavra de um sacerdote. A Bíblia diz que “como o sacerdote avaliar uma casa assim será” (Lv 27.14b). Para dar o devido valor a algo Deus deixa a critério do sacerdote. A palavra de um sacerdote é definitiva para o bem ou para o mal.
• Nós somos os sacerdotes de hoje (1Pe 2.9 / Ap 1.6)

II – “o fraco”. Ser fraco não é ser covarde.
Essa expressão abrange a três áreas em que alguém pode sentir-se fraco:
• No corpo (físicamente). Enfermidades e cansaço podem nos fazer fraquejar. Mas há uma promessa em Isaías 40.30,31.
• Na alma (as emoções). Amargura, tristeza, raiva, rejeição, etc podem e são usadas por satanás para nos enfraquecer. Mas há uma promessa para nós no Salmo 23, Deus vai refrigerar a nossa alma – as nossas emoções.
• Espírito (Vida espiritual). Tentação, entretenimento, opressão (entre outras) são armas sutis do nosso inimigo para nos enfraquecer e tentar nos fazer voltar à velha natureza. O Senhor nos alerta a estarmos atentos para não fraquejar e cair (Mt 26.41).

III – “sou forte”. Característica do guerreiro: Valentia.
• Não é “eu fui” ou “eu serei”, é “eu sou forte”. Essa é uma declaração que nos faz tomar uma atitude. Chega de dizer “tô fraco, tô fraco”. É hora de declarar “estou mais forte do que nunca!”. Paulo passou muitas tribulações, mas ele aprendeu que os momentos em que parecemos estar fracos e quando realmente estamos fortes (2Co 12.10).
• Sempre declare a benção no lugar da maldição. Devemos declarar palavras que tem poder de alterar a situação. Exemplo: “diga o triste eu sou alegre”, “diga o doente, estou curado”, “diga ao problema: Jesus é a solução!”

Conclusão
Deus quer que voltemos a acreditar. Um homem de Deus sem fé não é homem de Deus! Somos guerreiros! Nosso nome é coragem! Em toda história da Bíblia nós vemos Deus chamando a existência as coisas que não existem como se fossem (Rm 4.17) e chamando loucos para confundir sábios (1Co 1.27). Ele usou Davi para derrubar o gigante; fez 300 derrotar milhares (Gideão e os 300 homens); deu força para um homem “cabeludo” demolir um templo com as próprias mãos (Sansão); fez de um simples pescador (Pedro) um Pai de multidões (3.000 almas convertidas); imagine então o tamanho da vitória que Ele dará a você... Use a chave que ativa a força: A palavra declarada. Declare a sua vitória todos os dias. Diga o fraco: eu sou forte! Oh! Glória! [Líder, aproveite para compartilhar com o grupo uma vitória que aconteceu na sua vida]

A casa na rocha

Quebra-gelo: Pergunte para célula o que deveria acontecer na nossa cidade para haja melhorias na segurança. Deixe que respondam. Depois pergunte-os porque é necessário fazer essas mudanças. Deixe que respondam. (Tome cuidado para não polemizarem). Após, diga-lhes que todos nós preferimos coisas que nos trazem segurança. A Bíblia diz que Jesus é o refúgio seguro, que ele nos leva a pastos verdejantes. Jesus nos diz que se obedecermos as suas palavras estaremos seguros, mas se não obedecermos, nossa vida viverá uma completa insegurança e provavelmente irá ruir. Todos os que obededem a Deus tem a sua proteção especial (Sl 34.7). Você está firmado na Rocha?

Leitura Bíblica: Mateus 7.24-27

Introdução: O Sermão do Monte é um compêndio de orientações para se ter uma vida inabalável, segura. Nesse sermão Jesus explica diversas atitudes que são esperadas do verdadeiro cristão. Todas essas atitudes vão resguardar o crente de grande ruína. Deus não quer que pereçamos, Ele quer que tenhamos vida em abundância (Jo 10.10). Que habitemos Nele (Sl 90.1). E que olhemos firmemente para Ele (Hb 12.2). No final do sermão Jesus faz uma comparação: as duas casas. Jesus mostra diferenças significantes que podem trazer vitória ou completa derrota. Vamos estudar melhor o tema?

I – Os elementos da parábola
• Jesus é a Rocha (Dt 32.4 / Sl 19.14)
• As coisas do mundo são a Areia (1Jo 2.17)
• A Casa é a nossa vida (1Pe 2.5)

II – Os contratempos
• “desceu a chuva”. A chuva não é constante, mas pode ser abundante em determinados momentos. Representam situações que vem de cima para baixo, do alto, das regiões celestes (atividades demoníacas, opressões, investidas malignas, encantamentos, etc)
• “correram os rios”. O rio sempre corre no seu devido lugar, porém com as “chuvas” eles transbordam e saem do seu curso tomando rumo e proporções desastrosas. Os rios referem-se a situações constantes que, de uma hora para outra, podem sofrer alterações (emprego, negócios, saúde, relacionamentos, política, sistema financeiro, segurança, etc)
• “assopraram os ventos”. Os ventos vem de todos os lugares. Alguns vem em baixa velocidade outros em altíssima velocidade. Representam as opniões contrárias ao evangelho, paixões repentinas, propostas financeiras ilegais ou imorais (dinheiro fácil), mudanças urgentes, etc.

III – O final da história
A casa na Rocha manteve-se intacta, já a casa na areia não teve o mesmo sucesso. Nossa vida precisa estar na totalmente na luz. No Reino de Deus não existe casa dividida (parte na rocha, parte na areia). Ou é quente ou é frio, morno o Senhor vomita (Ap 3.16).
Muitas vezes cremos que podemos “ir pecando” aqui e acolá e depois é só pedir perdão e está tudo resolvido. Errado! Deus não se deixa escarnecer. Ele não é bobinho, nem idiota. Quando construimos “castelos de areia” na nossa vida estamos semeando uma colheita de ruína. Quando não praticamos as palavras de Jesus estamos CONSTRUINDO uma casa na areia. Quando ouvimos e colocamos em prática, nossa casa jamais será abalada.
• Cair ou não cair, a decisão é sua! (Dt 30.19)
• De que adianta uma casa tão bonita se o final dela é a morte (Mt 16.26)
• É hora de sair da areia movediça e ter os pés fimados na rocha (Sl 40.1-3)

O Hospital de Deus

Quebra-gelo: Pergunte para célula se eles conhecem algum remédio bom para: diabete, dor de cabeça, dor de dente, conjutivite, gripe, hemorróida, etc. (pergunte uma por uma e você ainda pode acrescentar algumas. Deixe que eles argumentem, vale até remédio caseiro, mas não esqueça de afirmar, no final, que é sempre bom ter a avaliação de um médico).

Transição para o estudo: Jesus é o Médico dos médicos e está noite ele vai nos curar das enfermidades espirituais. Você está preparado? Deus usa as pessoas e as situações ao nosso redor como remédio para nos curar.

Leitura Bíblica: Mateus 14.22-33

I – Um barco chamado igreja (vs 22)
• Quando aceitamos a Jesus embarcamos numa grande viagem.
• Saimos do porto do mundo para ir ao porto do Céu.
• Ainda estamos em viagem. (Essa viagem só pode ser feita no barco (a igreja, juntos com os irmãos) não há recomendação bíblica para viajar a nado (na força do braço, sozinho em casa, isolado dos irmãos). (Ap 2.10 / Mt 24.13)

Ilustração: Deus mandou Noé construir uma Arca porque a Terra seria destruída com água. Quando a arca ficou construída Deus ordenou que entrasse nela DIVERSAS espécies de animais. Observe que não foi Noé quem chamou os animais, foi Deus quem os chamou. Após todos terem entrado na arca, Deus a trancou pelo lado de fora para que ninguém de dentro pudesse abrir. A chuva começou, a água cobriu a terra e os animais também começaram a ladrar, rugir, cacarejar, grunir, etc. A arca não tinha muita ventilação pois só havia uma pequena abertura na parte de cima. Até aí, tudo bem... Porém os animais e os seres humanos precisam fazer suas necessidades fisiológicas (defecar). Junte gatos, cachorros, leões, hienas, macacos, galinhas, gambás, “mucuras”, abutres, etc. Agora imagine a quantidade de estrume que essa gente toda fazia por dia... Já imaginou? Meu Deus, deu até pra sentir no nariz, rsrsrsr. Era nesse ambiente fechado que eles estavam e ainda tinham que fazer a limpeza diária, senão a vida dentro da arca se tornaria insuportável. Do lado de fora tinha água por todos os lados e uma grande tempestade. Do lado de fora tinha MORTE! Todos que não entraram na arca morreram. Naquela situação qual era o melhor lugar pra se estar: dentro ou fora da arca? Com certeza, DENTRO!
A arca representa a Igreja do Senhor. Dentro dessa igreja encontramos os mais variados temperamentos e pessoas com problemas, simplesmente porque a igreja é o hospital de Deus. E hospital não é lugar de sãos, mas de enfermos. Deus cria diversas situações para nos colocar dentro do seu hospital. Ninguém entra nesse hospital para continuar enfermo. É dentro dessa arca que Deus vai nos curar! Se sairmos dela, morreremos. Muitas vezes, não queremos aceitar a medicação que nos é apresentada pelo Médico dos médicos.

II – Um vento chamado tribulação (vs 24)
É interessante ver como Deus usa “ventos contrários” para revelar nossas mais profunda enfermidades. Até aquelas que pensávamos que não tínhamos.
Para curar alguém que não tem paciência, Deus vai usar pessoas que lhe façam perder a paciência.
Para curar a fococa, Deus vai nos mostrar muitas situações que, quando contamos gera audiência. Você consegue resistir?
Para curar rebeldia, Deus vai nos colocar debaixo de um discipulador que não “conseguimos engulir”.
Para curar infidelidade financeira, Deus envia o migrador, cortador, devorador e destruidor.
Para curar preguiça, Deus envia trabalho.
Para curar infidelidade conjugal, Deus faz com que o oculto seja revelado.
Para curar vícios, Deus nos prescreve novos hábitos: leitura da palavra, oração, jejum, louvor, etc.
Para curar namoro mundano que destrói a alma, Deus envia Compromisso.
Para curar o inflexível, Deus cria situações que exigem dele flexibilidade.
Para curar o murmurador, Deus envia mais e mais situações para que murmuremos.
Todas essas e outras situações são criadas por Deus DENTRO da arca para que a obra em nós seja completada. Mas há uma enfermidade espiritual muito difícil de ser tratada. Ela nos impede de enxergar o remédio como remédio. Essa enfermidade afeta o “sistema imunológico” da nossa alma. Comparativamente chamamos essa enfermidade espiritual de AIDS (Acho Infinitas Desculpas para Sair). Deus usa as SITUAÇÕES para nos curar. Mas quem não quer ser curado as usa como DESCULPA para sair do hospital de Deus. Temos aprendido na caminhada com Deus que todas, TODAS as situações de pressão ou de conflito entre irmãos tem a permissão de Deus, pois não cai uma folha da árvore se Deus não permitir, mas a cegueira espiritual nos faz olhar somente para o problema como um problema e não como a solução.
Há muitas coisas que não compreendemos no tratamento de Deus, contudo a algo que podemos confiar “é melhor obedecer que sacrificar”. É melhor ficar dentro da arca do que sair dela. É melhor ceder ao tratar de Deus, pois se não tomarmos o remédio corretamente, as doses terão que ser cada vez mais fortes (Tg 4.6 / 1Pe 5.5)
Essa é uma realidade que acontece em todos os “hospitais” de Deus espalhados na face da terra. Se sairmos de um hospital e entrarmos em outro, em pouco tempo verificaremos que o Médico é o mesmo e que ele usará o mesmo medicamento, pois a enfermidade é a mesma.

III – Um porto chamado Jesus (vss. 30-32)
Deus usou o “vento contrário” para revelar a enfermidade de Pedro: Medo e falta de fé.
Nós viemos para Jesus “cansados e sobrecarregados” e Ele disse “eu vos aliviarei”. Toda enfermidade espiritual tem cura. Basta que o atingido se deixe tratar. Todos que permaneceram na arca foram salvos. Pedro quando clamou por Jesus, foi salvo. Quando Jesus e Pedro entraram no barco o vento se acalmou.
Seja Bem-Vindo ao Hospital de Deus! Você vai sair daqui curado! “Ame os que lhe maltratam. Abençoe os que vos odeiam. Ame o seu inimigo” (Mt 5.44). “No que depender de vós, tenham paz com todos os homens” (Rm 12.18). “Se alguém tem queixa contra alguém, vá até ele e o perdoe” (Cl 3.13). “Não devolva mal por mal” (Rm 12.21).

Conclusão
Deixe Jesus usar o vento contrário para a cura. Já ouvi pessoas dizendo: “vou para o inferno, mas eu não perdôo”. E vão mesmo! Mas Deus está levantando uma geração sarada, curada, tratada. Uma geração que tem os olhos abertos. A geração do perdão. Uma geração perseverante. Uma geração que suporta os fracos. Uma geração que resiste até o sangue, mas não abandona o hospital de Deus (Hb 12.4 / Hb 10.25).

As marcas de um consolidador

Quebra-gelo: Recorte de jornais ou revistas algumas marcas famosas (Exemplo: o logotipo do McDonald’s, do Bradesco, do Banco do Brasil, da Rede Globo, Chevrolet, Credicard, Xerox, etc). Mostre uma por uma para célula. Conforme você for mostrando, peça-lhes que digam de quem é a marca e qual a atividade principal dela. (Exemplo: Coca-cola – atividade: venda de refrigerantes) Após, diga-lhes que assim como cada empresa tem uma marca específica que a identifica onde ela estiver, da mesma forma um consolidador tem um marca a deixar na sua geração: A MARCA DE CRISTO.

Leitura bíblica: Gl 4:19

Introdução: Nossa igreja trabalha quatro pilares: GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR E ENVIAR. Esses pilares são um resumo da ordem que Jesus deixou para todo cristão (Mt 28.19,20). Com isso concluimos que TODO cristão vai GANHAR almas pra Jesus, vai CONSOLIDAR essas vidas, vai DISCIPULÁ-LAS e será um ENVIADOR de homens e mulheres preparados para ganhar, consolidar, discipular e enviar. Então diga para o seu irmão do lado: “não tem como fugir, você também vai consolidar muitas vidas pra Jesus! Deus nos chamou com este propósito”.
Não temos dúvida de que esses pilares vão se cumprir em muitas vidas, como também já está se cumprindo na sua. Entretanto devemos entender que, para que os pilares da Visão funcionem corretamente, EU MESMO PRECISO PASSAR POR TODOS ELES. Eu só posso GANHAR alguém pra Jesus se eu já fui ganho para Ele. Só tenho legalidade espiritual para CONSOLIDAR se já fui consolidado e assim por diante. Entretanto, um consolidador, por mais que já tenho feitos todos os passos da Consolidação precisa evidenciar na sua vida algumas marcas fundamentais, sem as quais, dificilmente, ele deixará a marca de Jesus na sua geração. Hoje vamos ver as marcas que todo consolidador deve ter.

I – Mente pura (Fp 4.8)
• Se quisermos ser pais e mães de multidões, precisamos estar resolvidos em nosso interior. Temos que deixar as “meninices” e buscar a maturidade espiritual. (1Co 13.11)
• Transformar a nossa mente (Rm 12.2)
• (Lc 6.45). Se os nossos pensamentos forem bons ensinaremos o bem, senão, acabaremos ensinado o que não convêm.

II – Vida de santidade (1Tm 3:1-10)
• “Seu estilo envolve os hábitos, pensamentos e costumes em que você está inserido”. (1Tm 3:7)
• Buscar sempre o aperfeiçoamento (Ef 4.11,12)
• Somos a imagem de Deus por isso devemos viver em santidade (1Pe 1.15)

III – Conduta irrepreensível (1Ts 5.23)
Tudo o que falamos, sentimos ou fazemos é manifestado através da conduta pessoal, principalmente no relacionamento pessoal, na nossa vestimenta e no falar.
• Devemos sempre pedir que Deus nos ajude nas nossas dificuldades. Porque Ele sabe até o quanto podemos suportar. (1Co 10.13)
• Tendo um bom testemunho (Hb 12:1-2)
• Vigiar e não dar espaço para o diabo (1Pe 5.8)

Conclusão
Como você viu, as marcas de um consolidador são as marcas que todo cristão deve ter. Busque, então, ser um obreiro aprovado diante de Deus, pois Ele te conduzirá a pleno êxito. Prepare-se! Vigie! Ore! Deus vai te marcar para que você deixe a marca dele em muitas vidas, muitos famílias, muitas gerações. Você poderá dizer: eu tenho as marcas de Cristo. Você será um grande consolidador de vidas. Que o Senhor te abençoe.

Consolidar

Quebra-gelo: Leve um celular para a célula, mas retire o chip e a bateria. Diga à célula que quatro elementos são fundamentais para o funcionamento desse celular: uma operadora; um chip; uma a bateria carregada e créditos. Informe-lhes que o celular que você tem na mão tem operadora, tem créditos, mas está sem o chip e sem bateria. Pergunte-lhes se você conseguirá fazer ligações. Com certeza, não! Mostre-lhes o chip e a bateria e diga-lhes que cada um dos itens (operadora, chip, bateria e créditos) quando juntos e no seu devido lugar permitem alcançarmos o mundo com nossas ligações. Entretanto se algum item não funcionar corretamente nenhuma ligação poderá ser feita.
Da mesma forma a Igreja é formada por vários elementos que precisam estar na seu devido lugar estabelecido por Deus. Vamos ver o que Paulo nos diz a respeito do assunto.

Leitura Bíblica: Rm 12.4,5 e Ef 4.11-16

Introdução: O Apóstolo Paulo gostava muito de fazer comparações. Dessa vez a Igreja é comparada ao corpo humano. Vemos através desses textos que Paulo tinha boas noções de biologia, anatomia, sociologia, administração, pedagogia, relações humanas, etc. Mas acima de tudo compreendia a necessidade do trabalho em equipe e a importância de uma boa consolidação.

I – O Corpo – Unidade (Ef 4.4-6)
“Somos um só corpo”. Um corpo é uma unidade. Todos os membros do corpo são necessários para o seu bom funcionamento. Quando caminhamos, trabalhamos ou fazemos alguma atividade, nem nos damos conta de que bilhões de ítens do nosso corpo estão trabalhando em cooperação para manter o corpo estável. Pela unidade do corpo podemos executar as diversas atividades do dia-a-dia.
• O Corpo é a Igreja de Jesus (1Co 12.13)
• A Igreja precisa estar unida – Divisão (di = dois, logo divisão = duas visões). A Igreja de êxito tem uma só visão. (Hb 12.2a / 1Co 12.25)
• A Consolidação leva o povo a uma só visão (Ef 4.11,12). A Consolidação é instrumento de Deus para a edificação. Uma EDIFICAÇÃO é uma construção. Toda CONSTRUÇÃO tem um alicerce. Um ALICERCE não pode ter emendas, senão põem em risco toda construção. Uma Visão dada por Deus se torna o alicerce, a base, da Igreja. Em nome de Jesus, o nosso povo terá uma só visão. Um só alicerce, sem emendas, sem risco de cair. O nosso povo será um povo consolidado no Senhor.

II – Os Membros – Diversidade
“Uma só fé”. Embora o corpo seja uma unidade, ele é formado por DIVERSOS membros. Há o membro coração (muito emotivo), há o membro estômago (engole cada coisa...), há o membro nariz (pra ele tudo cheira mal), há também o membro pé (gosta muito de pisar nos outros) e não podemos nos esquecer do membro olho (especialista em ver os defeitos alheios), há o crente língua (especialista em jornalismo – Jornal da fofoca), há até o crente ânus (este só faz... deixa pra lá). Os exemplos acima são de uso errado dos talentos. Cada membro tem uma função, um talento específico e, se não for orientado corretamente, pode levar todo o corpo a um colapso.
• Os Membros são os irmãos que formam a Igreja (Rm 12.5)
• Os irmãos precisam ter o mesmo propósito (Ef 4.15a). Nosso propósito: “seguir a verdade (Cristo) em amor (comunhão com os irmãos)”.
• A Consolidação leva a diversidade [membros] a trabalhar em unidade [corpo] (Ef 4.13). A Consolidação orienta o novo membro e o localiza dentro do contexto de um corpo. Ninguém deve ficar perdido feito “cego em tiroteio”. Deus tem um plano específico para cada um. Seus dons e talentos foram dados por Deus para edificar a Igreja do Senhor Jesus.

III – A Cabeça – Objetividade
“Um só Senhor”. Todo corpo tem um centro de comando: a cabeça. Você já viu algum corpo andando por aí sem uma cabeça? Entretanto há muitos membros querendo agir por si só. Podemos estar cheios de boas intenções e até boas idéias, porém se passarmos na frente do Cabeça que é Cristo perdemos o foco e Deus não tem compromisso com nada que Ele não começou. Devemos tomar cuidado com o nossos “achismos”: “EU acho isso...”, “EU acho aquilo...”, “Se fosse EU faria desse jeito...”, etc. No corpo de Cristo não há lugar para o EU ACHO, só há lugar para ASSIM DIZ O SENHOR! Oh! Glória! Jesus é o Cabeça. Precisamos aprender a ouvi-lo urgentemente. Ele é quem dá a direção. Em Nome de Jesus, está será uma igreja que ouve a voz do Bom Pastor.
• A Cabeça é Cristo, O Senhor da Igreja, O Senhor de cada irmão (Ef 5.15b).
• Cristo estabelece a Visão e os Propósitos (Lc 1.79 / Jo 6.68)
• A Consolidação leva o Corpo a maturidade, a obedecer a Cristo. (Ef 4.14)

Conclusão
Nenhum membro do corpo de Cristo está autorizado a andar ou trabalhar sozinho. Quem assim o faz é considerado “corpo estranho” e inflama os membros ao seu redor. Toda célula do corpo que começa a trabalhar contrário a sua natureza, vira um câncer e precisa urgentemente voltar a trabalhar em harmonia. Para isso são feitos vários tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia. Caso essas células não se restabeleçam faz-se necessário uma retirada cirúrgica. O próprio corpo “reclama” quando algum membro não funciona corretamente.
Declaramos, em Nome de Jesus, a unidade da Igreja de Cristo Jesus. Este povo será um povo consolidado e consolidador de vidas. Cada membro encontrará a sua função no corpo e compreenderá a importância de estar debaixo da vontade do Senhor. E assim, unidos, entregaremos esta cidade, o estado, o país e as nações ao Cabeça: Jesus Cristo de Nazaré, Nosso Senhor.
Ao não crente: Jesus te convida a entrar nesse time. Venha fazer parte do corpo de Cristo! A porta de entrada é simples: deixe Jesus ser o Cabeça da sua vida.

Uma resposta de amor

Quebra-gelo: Distribua uma folha em branco e uma caneta (ou lápis) para cada membro da célula. Peça-lhes que escrevam um pequeno elogio para a pessoa da DIREITA. Peça-os que sejam breves. Depois que escreverem, informe-os que devem entregar a folha para a pessoa da ESQUERDA e esta responderá como se o elogio fosse para ela. Em seguida peça-lhes que devolvam a folha para quem realmente deveria ser o elogio, então cada um lerá para o grupo. Para cada um que ler pergunte o que você teria respondido? Deixe que comentem. Ao final diga-lhes que é realmente muito bom receber elogios, isso massageia o ego, e aqui na célula, nós fomos levados a responder ao elogio, entretanto no dia-a-dia nem sempre estamos dispostos a dar uma resposta ou achamos que não devemos responder.
De forma semelhante alguém fez uma das maiores declarações de amor que já se ouviu em toda a História da Humanidade e poucos são os que tem respondido positivamente a essa declaração.

Leitura bíblica: Jo 3.16

Introdução: É tão bom quando descobrimos que somos amados. Há varias formas de amor: O amor FILEOS (de pai para filho), amor EROS (esposo/esposa), amor ESTORGUE (entre amigos) e o amor ÁGAPE (amor de Deus). Todo amor pede uma resposta. Qual será a nossa resposta ao amor de Deus?

I – Ele nos amou primeiro.
• A iniciativa partiu de Deus (Rm 5.8)
• Ele nos escolheu (Jo 15.16)
• Ele nos ama (1Jo 4.10 / Jo 3.16)

II – Ninguém tem maior amor do que Ele. (Jo 15.13)
• Não se pode medir o amor de Deus (Ef 3.18,19)
• É tão forte que nada pode nos separar dele (Rm 8.38,39)
• Ele deu-se a si mesmo por amor de nós (Ef 5.2)

III – Minha resposta ao amor de Deus.
• O amor de Deus nos constrage a uma resposta (2Co 5.14a / Sl 116.12)
• Devo amá-lo como Ele me amou (Mt 22.37)
• Entregarei a minha vida a Ele (Sl 37.5)

Conclusão
Música recomendada: “Deus de Amor” – Nani Azevedo.
Mesmo que eu não acredite, isso não impede nem paraliza o amor de Deus. Ele continuará me amando e criando situações para que haja reciprocidade. Deus é amor, mas também é justiça. O amor dele não o impede de ser justo. Todos os que rejeitam o seu amor sofrerão as consequências, porém a todos que O recebem, Ele dá-lhes o privilégio de se tornarem filhos de Deus. Receba hoje o amor de Deus na sua vida. Responda amor com amor. Entregue a sua vida a Ele.

Hoje é dia de salvação

Quebra-gelo: Material: Um brinde simples e um recorte de jornal ou revista. O recorte deve ser de um objeto ou coisa comum (tipo: geladeira, televisão, casa, computador, etc). Diga para célula que hoje você tem um brinde para o “mais baixinho(a)” da célula, mas ele(a) deve se esforçar para receber o brinde. Peça aos outros integrantes que formem uma roda “bem fechada” de forma que o que estiver do lado de fora não consiga ver o que está dentro. O “mais baixinho(a)” deve ficar do lado de fora da roda e você, líder, ficará do lado de dentro segurando o recorte no peito. A missão do “mais baixinho(a)” é tentar de alguma maneira ver e ir dizendo o maior número possível de detalhes do recorte (tipo: “é azul”, “é retangular”, “a marca é...”, etc). O grupo se esforçará para que o “mais baixinho(a)” não conclua sua missão. (Tome cuidado para que ninguém se machuque). Após algumas tentativas, abra a roda, peça que todos sentem e mostre os detalhes do recorte para o “mais baixinho(a)” e peça-lhe que diga três coisas que ele viu no recorte. Ele, acertando ou não, dê assim mesmo o brinde. Talvez alguns questionem, então diga-lhes que algo semelhante aconteceu com um homem na Bíblia chamado Zaqueu.

Leitura bíblica: Lucas 19.1-10

Introdução: A fama de Jesus corria por toda a Judéia e Samaria. Muitos enfermos eram curados e endemoninhados eram libertos. Onde Jesus passava todos queriam vê-lo ou tocá-lo. Zaqueu tinha ouvido falar desse homem e queria muito vê-lo. O que Zaqueu não sabia é que Jesus também queria vê-lo. Mais do que isso, queria entrar na sua casa e dar-lhe uma nova direção de vida. Jesus abriu caminho no meio da multidão e foi dar um “brinde” a Zaqueu: a Salvação.

I – Quero ver Jesus (vss. 3 e 4)
• Há um vazio dentro do homem que só Jesus pode preencher (Sl 143.6)
• Dentro de nós há uma sede espiritual (Jo 4.13,14)
• Jesus é a solução para a humanidade (Jo 6.35 / Mt 11.28)

II – Jesus que entrar na tua casa (vs. 5)
• Ele está batendo na porta (Ap 3.20)
• Quem recebe a Jesus, recebe a Deus (Jo 14.23)
• Não deixe Jesus do lado de fora (Hb 4.7b)

III – Jesus opera mudanças (vs. 8)
• Jesus dividiu a HISTÓRIA em a.C/d.C (antes de Cristo e depois de Cristo) (Gl 4.4) [Plenitude = tempo certo]
• Jesus mudou a vida de Zaqueu e pode mudar a sua (At 16.31)
• Quando deixamos Jesus entrar na nossa vida, começa um novo tempo de mudanças significativas (2Co 5.17)

IV – Hoje é dia de salvação (vss. 9 e 10)
• Jesus está aqui (Mt 18.20)
• A palavra Dele para nós hoje é... (At 3.19)

Conclusão (Música recomendada: “Olha pra mim” - Toque no Altar)
Zaqueu teve uma grande surpresa: o Rei Jesus queria entrar na sua casa. Aquele foi o “dia de Zaqueu”, hoje é o SEU DIA! Jesus vai entrar na sua casa! HOJE É DIA DE SALVAÇÃO! Só você pode abrir a porta, você tem a chave. Você pode ouvi-lo batendo? Escute com os ouvidos do coração... Hoje é o dia! Hoje é o dia! É hoje o dia!
[Líder, prepare-se! Tenha uma boa colheita, em nome de Jesus!]

Caindo do cavalo

Quebra-gelo: Vamos fazer uma pequena brincadeira: convide dois integrantes da célula para lhe auxiliar. Um deles deve ter os olhos vendados, o outro deitará no chão da sala. Antes de vendar o olhos do primeiro peça que olhe bem onde o segundo está deitado para não pisar sobre ele. Vende os olhos e dê umas voltinhas com ele. Atenção: levante o que estava deitado sem fazer barulho e peça discretamente que os outros não digam nada a respeito; pelo contrário deverão auxiliar o vendado a “não pisar” no seu colega. Diga ao vendado que sua única tarefa é passar por cima do colega sem tocar nele. Depois de algumas tentativas, tire a venda e mostre onde realmente estava o seu colega.

Transição para o estudo: O nosso amigo realmente acreditou que tinha um obstáculo a transpor por isso agiu da forma que vimos. Da mesma forma, no mundo, a diversas pessoas que creêm que estão seguindo a verdade quando ela realmente não está lá. Na lição de hoje nós vamos ver um homem que também pensava estar fazendo a coisa certa.

Leitura Bíblica: At 9.3-18

I – Há caminhos que parecem corretos. (Pv 14.12)
Saulo pediu autorização para matar os crentes pois, na sua mente, ele cria que estava seguindo um caminho correto.
• Há muitas vozes no mundo (1Co 14.10) e todas dizem ser o caminho correto.
• Entre essas vozes só uma é verdadeira: a voz do Bom Pastor – JESUS! (Jo 10.14,27)
• Jesus é o verdadeiro caminho (Jo 14.6)

II – Um encontro com verdade.
Saulo se esforçava por fazer o seu melhor. Ele realmente queria servir a Deus. Seu íntimo desejo foi visto por Deus, porque Deus não deseja que ninguém viva equivocado. Deus olhou para Saulo e o amou, como Ele te ama também. Foi então que Jesus veio até ele para mudar a sua trajetória.
• Saulo “caiu do cavalo” (At 9.3,4). Não é fácil para alguém que nasceu numa religião tradicional, como a de Saulo, crer que viveu anos perseguindo A VERDADE achando que era uma mentira. Mas graças a Deus que a luz resplandece nas trevas (Jo 5.1a)
• O “deus deste século” ilude as pessoas (2Co 4.4).
• Jesus desfaz as obras do diabo (1Jo3.8). Saulo teve um encontro com Jesus e sua vida foi mudada.

III – Uma caminhada de olhos abertos.
Saulo recebe um novo nome: Paulo. Ele não é mais um perseguidor, ele se tornou um perseguido por amor do Evangelho.
O que poderia mudar radicalmente a vida deste homem? O que seria tão forte a ponto de levá-lo a romper com a tradição e tornar-se um cristão? O próprio Paulo responde... (Gl 1.15,16)
Não consultar nem “carne”, nem “sangue” é como dizer “não pensou duas vezes”. Muitas vezes ouvimos a chamado de Deus e ficamos esperando “até que as coisas melhorem”, ou “esperamos consertar a vida primeiro para depois seguir a Jesus”, ou ainda “deixamos para mais tarde”. Quando Paulo decidiu seguir a Jesus, seus OLHOS FORAM ABERTOS.
• Com Jesus tudo vai concorrer para o teu bem (Rm 8.28)
• Com Jesus a vida tem conserto. Ele é o carpinteiro de Nazaré (Mt 11.28)
• Com Jesus a tua vida começa um novo tempo (Ap 21.5 / 2Co 5.17)

Conclusão
Cair do cavalo, sem Jesus, traz muitas feridas, entretanto Deus te chama hoje para descer do cavalo da tradição, do orgulho, da independência e ter os olhos abertos para uma nova caminhada. Hoje é dia de “cair do cavalo”. Hoje é dia deter um encontro com Jesus. Ele está aqui! Hoje, Ele cruzou o teu caminho, pra te dizer: “Filho, eu sou o caminho, a verdade e a vida, te trouxe aqui para mudar a tua trajetória, posso mudar a tua sorte, para mim não há impossíveis, tenho um projeto maravilhoso para tua vida; preciso somente que me deixes entrar na tua vida. Eu não entro sem convite. Quero entrar na tua vida hoje e fazer de ti um vaso de honra.” [Líder faça o apêlo].

Arrependei-vos e convertei-vos

Quebra-gelo: Material necessário: folhas de papel em branco; canetas (pode ser lápis comum, de cor, de cera, etc). Dê uma folha para cada membro da célula e peça-os que de um lado da folha façam vários tipos de riscos (retos, circulares, etc), podem até pintar se quiser. Do outro lado da folha peça-os que tentem fazer uma linha reta o mais reto que puderem sem auxílio de régua. Depois pergunte-lhes o que acham que cada lado da folha representa (deixe que comentem). Depois diga-lhes que o lado com vários riscos é como a vida do homem sem Deus: “vai em várias direções”, é um grande emaranhado que muitas vezes nem ele sabe definir. Já o lado onde há apenas um risco representa a vida do homem com Deus: há uma direção definida, é fácil identificar onde começa e onde termina o caminho.

Transição para o Estudo: Nossa vida, muitas vezes está como este lado rabiscado: sem rumo, indo a lugar nenhum, entretanto, hoje o Senhor nos chama a virar a página da nossa história. Ele nos convida a uma mudança de direção veja o convite que há na Bíblia para nós:

Leitura Bíblica: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (At 3.19)

I – Uma chamada ao ARREPENDIMENTO.
• Todos temos pecados e precisamos nos arrepender deles (1Jo 1.8 / Rm 3.23)
• Sem arrependimento não há perdão dos pecados (1Jo 1.9).
• O arrependimento é tão importante que gera festa no céu. (Lc 15.7-10)

II – Uma chamada a CONVERSÃO.
O arrependimento é diferente do remorso. O remorso é uma tristeza profunda por ter feito algo errado, mas não gera conversão (mudança de atitude). Por outro lado o arrependimento genuíno gera a conversão. Em outras palavras, o pecador reconhece que errou e toma a decisão de não pecar mais. Conversão é uma mudança de caminho. A conversão e uma guinada de 180° na vida do arrependido. Ele obedecia a voz maligna e agora dá ouvidos a voz de Deus. Arrependimento sem conversão é apenas remorso. Não basta reconhecer que se é pecador é necessário nos convertemos dos maus caminhos.
• Sem conversão ninguém entrará no Reino de Deus (Mt 18.3)
• Todo o que se converte é porque sentiu que precisa se sujeitar a Deus. A conversão é uma humilhação de alma, porém todo humilhado será exaltado. Todo coração quebrantado será atendido por Deus (Tg 4.7-10)
• A conversão nos leva a ser referência para os que estão ao nosso redor (Lc 22.32)

III – Uma chamada ao PERDÃO DOS PECADOS.
• Existe uma separação, um grande abismo, entre o homem e Deus (Is 59.2)
• Se nos ARREPENDERMOS e nos CONVERTERMOS a Deus, ele nos PERDOARÁ (Mq 7.19 / At 3.19) O perdão dos pecados nos une novamente a Deus.

IV – Um novo tempo de REFRIGÉRIO.
• Todo aquele que abandonar os seus pecados alcançará o favor do Rei (Ap 3.5)
• Converter-se ao Senhor define um novo momento na nossa história. Ele te levará a “pastos verdejantes”. Você será “como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas que no tempo certo dá os seus frutos”. Seu espírito receberá o sopro do Todo-Poderoso e a sua vida entrará em um tempo de prosperidade, paz interior e alegria pela presença do Senhor. Tudo o que o diabo te roubou entrará em contagem regressiva para a restituição. Todas as benção descritas em Deuteronômio 28 te alcançarão e a tua cura virá sem demora! Creia! Hoje você pode dar um grande passo e mudar o rumo da sua história!

Conclusão
Agora é momento de CONFESSAR. Posso estar realmente arrependido no coração, entretanto para que seja confirmado nos céus, a minha decisão, é necessário FALAR diante dos homens (Rm 10.9). Não somos perdoados somente afirmando que somos filhos de Deus, pois filho também erra e precisa de perdão. Não somos perdoados simplesmente porque nascemos numa família cristã, pois a Bíblia nos afirma que a tradição não salva. Não somos perdoados porque somos “bonzinhos”, pois o Apóstolo Paulo afirma que a salvação não se dá por obras. Não somos perdoados apenas porque Deus é amor e não vai mandar ninguém para o inferno (isso é até uma blasfêmia) porque Deus é amor, mas também é justiça. Somos perdoados somente se nos arrependermos e nos convertermos. “Se CONFESSARMOS (assumirmos publicamente) os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). [Líder, aproveite para fazer o apêlo]

Quem tem promessa não morre, frutifica!

Quebra-gelo: Use um pacote bombons. Verifique quantos membros tem a sua célula e divida os bombons em duas embalagens. A primeira embalagem deve ser transparente para que todos possam ver o conteúdo. Nessa embalagem coloque uma quantidade de bombons menor do que a quantidade de membros da célula e na segunda embalagem você coloca o restante dos bombons. Esconda a segunda embalagem. Mostre a primeira embalagem para a célula e diga-lhes claramente: VOCÊ VAI RECEBER O SEU BOMBOM! CONFIE VOCÊ NÃO VAI FICAR SEM A SUA BENÇÃO! Peça que cada um tire um bombom. A embalagem deve passar de mão em mão. Com toda certeza os últimos ficarão sem receber. Pelo fato da embalagem ser transparente os últimos vão começando a notar que ficarão sem bombom. Diga aos que receberam que se quiserem podem comer o seu bombom. Observe, por alguns minutinhos, a reação dos que ficaram sem receber. Depois diga-lhes: eu fiz uma promessa a vocês e QUEM TEM PROMESSA NÃO MORRE, FRUTIFICA! Mostre então a segunda embalagem e distribua aos que faltaram.

Leitura Bíblica: At 28.1-6

Introdução: Vemos aqui Paulo, escapando da morte certa em um naufrágio. Após permanecer dias em tamanha tormenta, que não sabia se era dia ou noite e de ver a tripulação toda do navio sem esperanças e se preparando para a morte, Deus lhe dá o livramento. No entanto, ele chega em terra firme, e ao colocar gravetos no fogo, uma serpente escondida entre os gravetos lhe pica e fica presa no seu braço, como querendo mostrar que conseguiu uma armadilha para parar este tremendo homem de Deus. Porém havia um projeto de Deus para a vida de Paulo. Deus tinha promessas para a vida dele assim como tem para a tua vida.

I – Quem tem promessa está sujeito a fatalidades (vs. 3).
• A morte nos persegue todos os dias (Rm 8.36), mas o anjo do Senhor nos livra (Sl 34.7)
• O diabo quer nos tragar (1Pe 5.8), mas podemos derrota-lo (Tg 4.7).

II – Quem tem promessa está sujeito a comentários maldosos (vs. 4).
• Quem nos justifica é o Senhor (Rm 8.33)
• Toda mentira será desmacarada (1Co 4.5 / Lc 12.2)
• Somente quem é profeta tem o direito de ser criticado (Mt 5.11,12). Todas as vezes que falarem mal de você, somente levante as mãos para o céu e glorifique ao Senhor, porque perseguição é “privilégio” de profeta. VOCÊ É PROFETA DE DEUS!

III – Quem tem promessa não morre (vs. 5).
Tentaram matar José, mas não conseguiram. Jogaram Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha, mas eles nem sequer sentiram calor. Planejaram a morte de Daniel, mas foram eles que serviram de comida para os leões. Jezabel não conseguiu matar Elias, nem Saul conseguiu exterminar Davi. Muito menos êxito teve Herodes ao tentar matar Jesus enquanto ainda era um bebê. Paulo foi atacado por uma serpente, contudo Deus lhe preservou a vida. Quanto mais a você... Você é a “menina dos olhos de Deus”. Você é amado do Pai. Nenhuma arma forjada contra ti prosperará. Nenhuma praga chegará até a tua tenda. Nenhum projeto de Satanás terá êxito na tua vida. Você tem promessa de Deus de ser pai de multidões. QUEM TEM PROMESSA NÃO MORRE.

IV – Quem experimenta a promessa muda a opnião ao redor (vs. 6)
• “tendo esperado muito”. Os que querem te ver desistir vão ter que ESPERAR MUITO (e sentado, porque em pé cansa).
• “vendo que nada lhe acontecia”. Os incrédulos, ao teu redor, vão chegar a conclusão de que você é um protegido de Deus! Todas as investidas do inferno contra a tua vida não terão sucesso! NADA DE MAL TE SUCEDERÁ (Lc 10.19)
• “mudando de opnião, começaram a dizer que era um deus”. Deus vai mover o sobrenatural para mudar a opinião negativa daqueles que te cercam. Você será reconhecido como um homem de Deus.

Conclusão: Paulo tinha promessa de Deus por isso o inferno não conseguiu pará-lo. Você também tem promessa de Deus. Não importa qual seja a investida maligna para deter a tua conquista, ninguém pode calar a tua voz profética. Você é árvore frutífera e mesmo que cortem essa árvore e o seu caule fique jogado no chão, mesmo assim brotará um renovo e tua cura virá sem demora. QUEM TEM PROMESSA NÃO MORRE, FRUTIFICA!

As duas portas e os dois caminhos

Adaptado do Ministério Monte Sião

Quebra-gelo: Pegue duas folhas grossas de papel (Pode ser papelão, cartolina ou papel cartão). Numa folha escreva VIDA e no verso, MORTE. Na outra folha escreva MORTE, e no verso VIDA. Capriche na primeira folha; na outra, nem tanto. Mostre as duas folhas à célula e peça que escolham uma das duas. Explique que nós temos uma “vida de escolhas”. Somos e vivemos hoje o que nós escolhemos no passado. Entretanto muitas coisas são escolhidas pela aparência ou pela propaganda. Jesus nos fala de duas portas: uma que tem aparência e comercial de boa, mas é má; outra que dizem que é cafona, ultrapassada, sem vida, mas leva a vida eterna. Pergunte se depois dessa explicação alguém gostaria de trocar. (Deixe que troquem se quiserem, em seguida mostre o que está escrito atrás de cada folha). Diga-lhes que é assim que acontece no mundo: o diabo oferece uma VIDA de prazeres e facilidades porém o final é a morte; Jesus nos diz que o caminho é de MORTE do “eu” para poder receber a vida eterna.

Leitura Bíblica: Mt 7.13-14

Introdução: Não há três caminhos, ou três tipos de pessoas, a Bíblia só reconhece dois caminhos e dois tipos de pessoas (com Cristo e sem Cristo, céu e inferno)

I – Duas Portas (Dt 30.15; 1Rs 18.21; 2Pe 2.2-15).
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal”. Dt. 30:15
• Larga: Alude ao modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio – é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para enriquecer-se, do que andar pela regra de ouro (Mt 7.12), este é o caminho que conduz ao inferno – o nome da porta é EGOÍSMO.
• Estreita: Larga o suficiente para entrar uma pessoa de cada vez – Mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus – A pessoa tem de vencer todas as inclinações naturais (Lc 13.24), o nome desta porta é JESUS. A porta estreita exige obediência rigorosa à regra de ouro.

II – Dois Caminhos
Os caminhos são a seqüência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha - A vida passa a ser moldada pela escolha – Não é o destino que determina o nosso futuro, e sim a nossa escolha.
• Caminho largo – porta larga: Comodidade e o conforto do mundo – Bastante espaço para o pecador e seus pecados. Tem uma aparência florida.
• Caminho estreito – porta estreita: Não oferece espaço suficiente para passarmos com todo nosso volume de imoralidades. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar este caminho, ele se alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens e glória – Cristo é o caminho (Jo 14.6).

III – Dois tipos de companhia
Muitos viajantes na estrada larga e poucos peregrinos na estreita.
• Valores do caminho estreito – Arrependimento e fé.
• Valores do caminho largo - Egoísmo e todas as suas manifestações.

IV – Dois destinos
• Caminho espaçoso leva a destruição. Destruição: Desperdício, perda de tudo que é valioso para a existência. Destruição significa: Limitação apertada, confinamento, prisão até que tudo seja destruído por meio de tensão esmagadora.
• O caminho estreito leva a uma vida sem pecados e sem dor, e vida eterna com Cristo.

Conclusão: O Pai nos dá duas opções, como está escrito em Dt 30.19. E nos aconselha a escolher o caminho da vida. Qual porta você decide entrar? Hoje é dia de decisão.

As quatro leis espirituais

Quebra gelo: Leve um balão vazio. Pergunte-lhes: o que um balão lembra? (Deixe que respondam). Diga-lhes que hoje vamos olhar o balão pelas leis físicas. Estique o balão e pergunte se eles sabem que lei física está sendo aplicada. (Entre outros princípios, o balão pode ser esticado porque ele tem ELASTICIDADE). A seguir peça que alguém encha o balão, só não deixe estourar. Enquanto a pessoa enche pergunte para a célula qual a lei que está operando ali. (Há várias leis operando, porém queremos destacar a lei da AÇÃO E REAÇÃO. O “enchedor” injeta ar dentro do balão [ação], o balão, pressionado, dilata-se [reação]). Jogue o balão para o alto e pergunte: por que o balão desceu? (A Lei da GRAVIDADE, do ponto de vista prático, confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar).

Introdução: Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

1ª Lei – “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.”
• O Amor de Deus (Jo 3.16)
• O Plano de Deus (Jo 10:10)
Pergunte à célula: Por que a maioria das pessoas não está experimentando esse amor e essa “vida abundante”? (Deixe que comentem, só não deixe fugir demais do assunto). Depois diga-lhes que: A maioria das pessoas não estão experimentando o amor e o plano maravilhoso de Deus por causa da Segunda Lei.

2ª Lei – “O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.”
• O Homem é Pecador (Rm 3.23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.
• O Homem está Separado de Deus (Rm 6.23) [morte = separação espiritual de Deus]. Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc. Mas ninguém pode ser salvo pelas boas obras (Ef 2.8-9).
A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação...

3ª Lei – “Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.”
• Ele Morreu em Nosso Lugar (Rm 5.8)
• Ele Ressuscitou dentre os Mortos (1Co 15.3-6)
• Ele é o Único Caminho (Jo 14.6). Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.
Mas não é suficiente apenas conhecer essas três leis; é preciso experimentar a Quarta Lei...

4ª Lei – “Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.”
• Precisamos Receber a Cristo (Jo 1.12)
• Recebemos a Cristo pela Fé (Ef 2:8-9)
• Recebemos a Cristo por Meio de um Convite Pessoal (Ap 3.20). Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.

Conclusão: Você pode receber a Cristo agora mesmo em oração (Orar é falar com Deus). Deus conhece seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras. (Líder, pergunte quantos querem experimentar o Amor e o Plano Maravilhoso de Deus nas suas vidas. Faça o apêlo e em seguida peça-os para repetirem a oração abaixo)

“Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeço por ter morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida e Te recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Toma conta da minha vida e faça de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja.”

Obs: Caso haja decisões genuínas, oriente o secretário a anotar o nome, endereço e fone do novo decidido, além de perguntar-lhe qual seria um bom dia e horário para uma visita.

Cooperadores do evangelho

Quebra gelo: Líder providencie um ou dois tijolos e inicie a ministração com ele(s) nas mãos depois pergunte se há alguém disposto a cooperar com você segurando por um tempo aquele tijolo que representa o “Reino de Deus”, depois começa o revesamento entre os membros e visitantes da célula até o final da ministração. A pessoa deve permanecer em pé enquanto segura o tijolo.

Transição para o estudo: Cooperador: Ajudador, auxiliador, colaborador, associado de cooperativa; é uma palavra composta co-operador: co=junto; operador= o que opera -> aquele que está junto ao que opera. Ser cooperador significa trabalhar a favor de uma causa, ao lado de alguém. O Espirito Santo é o agente da salvação, Ele convence o homem da nececidade da salvação e da verdade do evangelho, nós somos então cooperadores dEle, para que as multidões alcancem a salvação.
Leitura Bíblica: “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele” (1Co 9.23)

I – Cooperador na Oração (Tg 5.16)
A oração é uma arma poderosa! Ela tem poder de trazer a existência as coisas que não existem. O segredo do crescimento e da saúde das multuidões está na oração.
*Líder incentive seus discípulos a orar pela célula.
• A oração abre portas (Ap 3.8)
• A oração rompe cadeias (At 12.5-7)
• A oração amplia a ação do evangelho (At 2. 42-47)

II – Cooperador na linguagem (Sf 3.9)
A palavra “Evangelho” significa “Boas Novas”; preste atenção que são “Boas e não Más novas”. Somos os escolhidos de Deus para sermos os anunciadores do evangelho conservando uma linguagem de vitória e de fé. Não mais emprestaremos nossa boca para o diabo, confessaremos as palavras do trono de Deus.
• Uma linguagem de amor e aceitação (Jo 3.16; 1Jo 4.16)
• Uma linguagem de conquista (Rm 1.16; Fp 4.13)
• Uma linguagem de fé (Hb 10.38)

III – Cooperador nas Obras (1Co 9.23)
• Cooperar com os recursos - financeiros, materiais, físicos, etc (2Co 9.5-8)
• Cooperar com o tempo (Ef 5.15-17)
• Cooperar com a disposição (Is 6.8)

Conclusão
Esse é o tempo da igreja unir-se em um só propósito e uma só linguagem. Devemos utilizar todos os nossos recursos para que o reino cresça e se multipliquem as bençãos de Deus sobre nós. Ou sou cooperador ou sou atrapalhador (Mt 12.30)!
Para os que são cooperadores há uma promessa sobrenatural, aqueles que servem a Deus estão em sua lembrança (Ml 3.16; Hb 6.10).

Pai de multidões

Quebra-gelo: Pegue uma caixa vazia coloque dentro dela, previamente, uma caneta. Pergunte aos mebros da célula se eles fazem idéia do que há na caixa. (Deixem que deêm algumas opiniões) Diga-lhes que fechem seus olhos e tentem imaginar (mas não falem) o conteúdo da caixa de acordo com o que você for informando. Diga-lhes, pausadamente: 1) Pense... com esse objeto nós podemos registrar o que fizemos em um passeio (talvez pensarão em máquina fotográfica); 2) Com ele nós podemos fazer cálculos (provavelmente pensarão em calculadora); 3) Com ele podemos demarcar o tamanho, a altura, a profundidade, a metragem; 4) Com ele eu posso dizer “eu te amo”. Diga-lhes que até agora você deu informações superficiais, mas agora dará as informações precisas: 1) Este objeto se leva para a escola; 2) Este objeto é de escrever; 3) Este objeto escreve na cor (diga a cor que a caneta escreve). Peça que abram os olhos e digam qual é o objeto que está na caixa. Com certeza responderão CANETA. Abra então a caixa e mostre a todos.

Transição para o Estudo: Deus quando nos faz sonhar, Ele é objetivo, direto, específico. Deus não nos dá sonhos incertos. Ele não é Deus da dúvida. O nosso Deus é Deus de sonhos claros. E Ele fez um homem, Abraão, sonhar com uma grande multidão. Ele fez Abraão enxergar a multidão antes que ela existisse.

Leitura Bíblica: (Gn 12.2)

I – Para quê uma grande multidão? (Gn 13.14-17)
• Para possuir territórios (Gn 13.17). Cada um recebeu um território para tomar posse (sua casa, família, bairro, etc).
• Para destruir as obras do diabo (Ex 23.24). Tudo o que o diabo fez na nossa cidade será desfeito em nome de Jesus!
• Para exterminar os inimigos (Is 14.22). Nossos inimigos não são de “carne e sangue”. Deus nos manda tomar posse do território e expulsar todas a “entidades” que dominavam sobre ela.

II – Farei a tua descendência como o pó da Terra (Gn 13.16)
• Uma grande multidão precisa de um território. “Ergue os olhos e vê” (Gn 13.14). Antes de entregar a descendência, Deus fez Abraão ver o território.
• Levanta-te, percorre a terra (Gn 13.17). Não basta apenas olhar para ela, é preciso percorrê-la, profetizar sobre ela, tomar posse (Js 1.3). Isso pode ser feito através de Atos proféticos, Cultos Evangelísticos, etc.
• Conheça a terra da sua posse. Significa conhecer também as pessoas. Aproxime-se das pessoas com “primeiras intenções”: ganhá-las pra Jesus! Cumprimente, sorria, convide, seja bom vizinho, ajude, etc.

III – A nossa multidão será do tamanho do nosso território (visão).
• Deus nos faz sonhar. Quando Deus fez Abraão VER a terra, Ele o estava levando a sonhar. Se nós enxergamos somente a nós (orgulho) ficaremos sós. Se olharmos além de nós e enxergamos nosso próximo, nossos vizinhos, nosso bairro, a cidade, o Estado, o País... Com certeza a multidão será maior. Então comece a enxergar as multidões!
• Não há território inconquistável, há discípulos que não se dispuseram à conquista. Quem luta mais conquista mais! Esteja disposto a IR ALÉM DOS SEUS LIMITES! Deus só renova as forças dos que “esperam” Nele, não dos esperam na sua cama, numa rede, na frente da televisão, etc. O seu vizinho é SEU vizinho. A sua casa é a SUA casa. A sua família é a SUA família. A sua missão é a SUA missão. Não abra mão dos territórios naturais que Deus já te entregou. Conquiste! Conquiste! CONQUISTE!
• A Multidão de Abraão começou com Isaque. A sua multidão já começou?

Conclusão
Abraão foi chamado a ser pai de multidões e, nele, cada um de nós recebemos essa promessa. Levante os olhos e VEJA! Isso é fé! Se não sonharmos com uma multidão de salvos nunca os teremos. Deixe Deus te fazer sonhar. O sonhos de Deus são claros: Você é PAI DE MULTIDÕES!
Música recomendada: Pai de Multidões (Fernandinho)

Meu primeiro filho

Quebra-gelo: Peça ao integrantes da célula que digam o que se deve fazer primeiro para:
• Construir uma casa;
• Fazer um bolo;
• Montar um panificadora;
• Criar um hospital; etc. (Deixe que todos participem)

Transição para o Estudo:
Verficamos que em cada uma dessas etapas é necessário fazer algo ou alguma coisa primeiro. Da mesma forma, no Reino espiritual, para que nasça a grande de multidão é necessário que nasça o “primeiro filho”. (Leia com a célula Gn 21.1-12)

I. Não existe esterilidade no Reino de Deus
Sara, mulher de Abraão, era estéril – não podia ter filhos. O impedimento dela era físico e Deus resolveu. Qual pode ser o nosso “impedimento”. O que pode estar nos impedindo de gerar filhos espirituais? Deus operou o milagre em Sara e vai operar em você também!
• Você é árvore frutífera (Sl 1.3). Não aceite nenhuma palavra contrária! Deus não te enxerga como uma planta ornamental, mas uma árvore que alimenta multidões.
• Deus nos chamou para gerar frutos (Jo 15.16).
• No Reino de Deus até a árvore que foi cortada volta a dar frutos. (Jó 14.7-9)

II. Gerando filhos legítimos
Assim como toda grande caminhada começa com o primeiro passo, toda descendência começa com o “primeiro filho” – um filho legítimo. Não fomos chamados para “pescar” crentes em outras igrejas. Estes virão a convite do próprio Deus como pessoas-chaves, mas o nosso foco deve ser ganhar almas pessoalmente. Sara tentou dar um “ajudinha” para Deus e sofreu as consequências desse ato.
• Fomos comissionados aos perdidos (Mc 2.17).
• Todo fruto que permanece em Cristo é legítimo. (Jo 15.5,6)
• Você vai ter o seu “Isaque” (Gl 6.9) Não desfaleça! A sua colheita já está decretada! Quem planta colhe!

III. Nasce uma grande multidão
Deus prometeu uma multidão para Abraão e cumpriu a promessa através de Isaque. “Em Isaque será chamada a tua descendência” (Gn 21.12). Essa promessa é pra você também. Isaque, para nós, representa a primeira pessoa que é ganha pessoalmente pra Jesus. Este ano vai nascer o seu Isaque, em Nome de Jesus! Deus quer que você tenha muitos filhos espirituais.
• Todo filho é uma benção de Deus (Sl 127.3).
• Filhos são como flechas para o valente (Sl 127.4).
• Você será uma nação forte. A sua descendência possuirá as nações! (Is 60.22)
Conclusão:
Somos chamados para gerar filhos. O seu Isaque vai nascer como um grande milagre de Deus. Assim como foi com Sara vai acontecer com você. “Em Isaque será chamada a tua descendência”. Aleluia!

Sabedoria prática

Texto Bíblico: “O que ganha almas é sábio” (Pv 11.30)

Quebra-gelo: Líder compre alguns bombons (um para cada pessoa na reunião), diga que eles receberão o bobom com uma condição. Sugestão: ler o versículo bíblico que mais gostam; dizer uma palavra de adoração ou louvor a Deus.
Líder explique que os bombons são como as almas, já existe uma multidão designada para cada um de nós, mas para que a ganhemos precisamos trabalhar, esse é um presente que se conquista!

Transição para o Estudo: Muitos se queixam da falta de sabedoria e capacitação, mas pouco ou nada fazem para adquiri-la. Deus deixou um método bem fácil e prático para alcançarmos tal sabedoria: Ganhar Almas. É aprender fazer fazendo!

I. “O que ganha...”
• Só ganha almas quem age. (Tg 4.17 / Hb 12.1) Todos os ministérios que existem dentro de uma igreja têm um só propósito: GANHAR, CONSOLIDAR, TREINAR E ENVIAR. Este é o “bem”, este é o “propósito”. Temos que correr para alcançá-lo.
• O que ganha é aquele que compreendeu o chamado. (Jo 15.16)
• Quem ganha torna-se um pai de multidões. (Gn 22.17 / Dt 1.10)

II. “ganha almas”.
• Ganhar almas é tirar vidas da destruição. (Sl 107.20 / Is 61.1-3)
• Ganhar almas é levar a Esperança. (Sl 65.5 / Jó 14.7 / Sl 1.3)
• Ganhar almas é esvaziar o inferno e povoar o céu. (Cl 1.13 / Ap 7.9)

III. “é sábio”.
Se a Bíblia afirma que quem ganha almas é sábio, então quem não ganha é...? (Talvez alguém diga “burro”, mas você, líder, pode brincar dizendo: vamos aliviar... É melhor dizer “falto de sabedoria”)
• A sabedoria é característica dos maduros. (Pv 24.3; 9.10) Temor é diferente de medo. Temor é respeito reverente. Quem teme a Senhor, obedece o seu IDE.
• A sabedoria está ao alcance de todos. (Sl 19.7 -> Alcançamos através da Bíblia. Tg 1.5 -> Se pedirmos Ele nos dá.)
• Você será lembrado como um homem (ou mulher) sábio(a). (Dt 28.1,2)

Conclusão:
Não podemos rejeitar os presentes de Deus pois são preciosos; são entregues somente para aqueles que tem o caráter e a sabedoria de Cristo (Jo 17.26).

Testemunhando

“Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.20)

QUEBRA-GELO: Dinâmica do Ver e Ouvir: Leve alguns recortes de revistas ou jornais que contenham comercial de algum produto (ex.: carro, liquidificador, televisão, etc - cuidado com comerciais impuros). Divida o grupo de dois em dois (pode ser a pessoa que já está ao lado). Em cada grupo, um manterá os olhos fechados e outro os olhos abertos. Entregue o recorte ao que está com os olhos abertos e peça que observe atentamente os detalhes do comercial, mas em silêncio. Em seguida peça que oculte o recorte e descreva, bem baixinho, ao ouvido do seu parceiro(a) o que tem no recorte. Dê alguns minutinhos para isso e encerre o “cochicho”. Após, o parceiro que estava com os olhos fechados deverá dizer, ao grupo, o que está no recorte com as suas palavras. Depois que todos falarem peça que sejam mostrados os recortes.

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: Da mesma forma como você viu o conteúdo do recorte e compartilhou com seu irmão e ele por sua vez contou aos outros. Somos chamados a compartilhar com o mundo o que temos visto e ouvido da parte do Senhor.
Nós fazemos comercial gratuito de muitas coisas: quando vamos a um médico e somos bem atendidos compartilhamos com a família, parentes e amigos dizendo “aquele médico é muito bom. Vai lá, pois ele trata a gente muito bem”. Quando encontramos um produto bom e barato falamos para as outras pessoas, informamos até o endereço do supermercado e não ganhamos nada por isso. Isso é comercial gratuito! Então, se encontramos algo muito bom que tem transformado a nossa vida (Jesus), por que não fazermos esse “comercial”? VOCÊ É A MELHOR PROPAGANDA DO REINO DE DEUS!

I. Somos Testemunhas do Evangelho
Uma testemunha é uma pessoa que viu ou ouviu alguma coisa, ou que é chamada a depor sobre aquilo que viu ou ouviu. Testemunhar de Jesus é: primeiro: ver e/ou ouvir; segundo: contar a outros o que viu e/ou ouviu.
• Jesus Cristo é a Testemunha Fiel (Ap 1.5). Jesus ressuscitado é o testemunho vivo do Evangelho. Não há como negar este fato: Ele ressuscitou! Aleluia!
• Todo discípulo é uma testemunha (At 1.8). Nós fomos comissionados a testemunhar.
• Nenhuma pedra deve testemunhar no seu lugar (Lc 19.40)

II. “Não podemos deixar de falar”
Pesa sobre nós a responsabilidade de anunciar o Evangelho. Se uma testemunha se cala ela está contribuindo para que a verdade não apareça. Se não testemunharmos do que Deus tem feito em nossas vidas estamos fazendo a vontade de Satanás. Mas nós não estamos aqui para fazer a vontade dele.
• Os campos estão prontos (Jo 4.35). Não há desculpas para nós. É hora de colher!
• Estamos cercados de testemunhas (Hb 12.1). Cada pessoa que nos cerca é um potencial testemunhador. O nosso testemunho definirá se falarão bem ou mal do Evangelho.
• Em tempo e até fora do tempo (2Tm 4.2). Não dá para esperar mais! Enquanto calamos o diabo fala. Vamos testemunhar e calar a boca da serpente, em Nome de Jesus!

III. “do que temos visto e ouvido”.
Para ser testemunha não é necessário ser um especialista. Parabéns! Se você VIU a ação do Senhor na tua vida ou na vida de outros. Se você OUVIU a respeito do Evangelho... Muito bem, VOCÊ JÁ É UMA TESTEMUNHA!
• Testemunhe sobre sua nova vida (Jo 4.28-30)
• Testemunhe sobre as bençãos do Senhor. (Jo 9.1-33 - Atenção pastor de célula: como o texto é um pouco grande, familiarize com o texto e conte-o com suas palavras.)
• Testemunhe as lutas e vitórias (2Co 4.8,9).

CONCLUSÃO: Você foi convocado para testemunhar e com documento judicial - A Palavra de Deus! Se não testemunhar se torna réu de juízo. Se testemunhar se torna uma grande multidão. Hoje está colocado diante de nós essa ordem. Como vamos responder a ela?

AO NÃO-CRENTE: Ser uma testemunha de Jesus é um privilégio. Deus te convida a ser um testemunho vivo na face da terra. Se você quiser Ele mudará a tua história. Receba-O! Nós somos testemunhas do poder transformador de Jesus. Não há impossíveis para Ele. Este foi o convite que nos designou a fazer: ARREPENDAM-SE POIS É CHEGADO O REINO DE DEUS!

Ganhar

QUEBRA-GELO: Pegue de três a cinco copos de formatos diferentes e encha-os com água bem gelada. Pergunte para a célula qual dos copos eles gostaram mais . Deixe que respondam e façam seus comentários. Depois pergunte: O que é mais importante? O copo ou a água que está nele?

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: Muitas vezes estamos valorizando o exterior quando o mais importante é o conteúdo. Deus quer que olhemos para as almas, para aquilo que há de mais importante e genuíno no ser humano. A Bíblia diz: “O que ganha almas é sábio” (Pv 11.30).

INTRODUÇÃO: Temos uma ordem de Jesus e vamos prestar contas a respeito dela. A ordem é: Ir e fazer discípulos (Mt 28.19). Deus está nos despertando para ganhar almas. Este é um tempo de volta as origens. Não podemos nos apresentar de mãos vazias. Qual será o nosso relatório diante do nosso Senhor? Que frase ouviremos Dele? O Seu olhar será de aprovação ou de reprovação? Este Ano você vai ganhar almas como nunca aconteceu em anos anteriores. Este é o ano de uma grande colheita. Deus está adestrando as nossas mão para a batalha.

I. A Importância de uma Alma.
• O que é mais importante? (Mt 16.26a)
• Quanto vale uma alma? (Mt 16.26b)

II. Ganhar Almas é um Dever.
• Ganhar almas é nossa obrigação (1Co 9.16)
• Não podemos deixar de anunciar o Evangelho (At 4.20)
• Jesus nos deu essa ordem (Mt 28.19)

III. Se nos calarmos, eles vão perecer.
• O Homem está separado de Deus (Is 59.2)
• Jesus morreu para que não morramos (Jo 3.16)
• Se homem não se reconciliar com Deus, ficará separado Dele para sempre (Jo 3.18-21)

CONCLUSÃO: Não podemos somente olhar para a embalagem do ser humano e achar que isso é tudo. Cada homem e mulher do planeta é importante para Deus. Ele não quer que nenhum se perca (2Pe 3.9). Somos chamado a responsabilidade da pregação do Evangelho à humanidade perdida. E se nós nos calarmos, as pedras clamarão. Não deixe nenhuma pedra clamar no seu lugar. Você vai frutificar a 30, a 60 e 100 por um. Glória a Deus.

Restauradores de Cidades

QUEBRA-GELO: Leve algumas folhas de papel em branco. Amasse bem cada folha de forma que pareça um “bolinho de papel”. Dê um “bolinho” a cada membro da célula e diga-lhes que este papel amassado representa a nossa cidade. Pergunte a eles o que normalmente se faz com um papel neste estado. Deixe que respondam... Com certerza a maioria das resposta será “jogar fora”. Diga-lhes que é assim que o diabo quer que pensemos a respeito da nossa cidade. Mas NÓS NÃO ESTAMOS AQUI PARA FAZER VONTADE DO DIABO. Peça que cada um segure o seu bolinho de papel até o final da lição.

INTRODUÇÃO: Esta é a última lição da sequência “Prepare-se para o Transbordamento”. Vimos que a Promessa de Deus é tão grande que VAI ALÉM de nós mesmos. Ela alcança nossa descendência e todos que estão ao nosso redor. Realmente, Deus faz abundantemente ALÉM do que pedimos ou pensamos. Nesta lição veremos que Deus nos chama para RESTAURAR AS CIDADES ASSOLADAS. Esse é um projeto grandioso. Como diriam os jovens: “Deus pôs pra arrebentar mesmo!”. Ele nos revestiu de autoridade para esse nível de conquista. Você está preparado? O Transbordamento que Deus trará envolverá nossa cidade em 3 “R’s” (Reconciliação, Restauração e Renovação. Leia com a célula Isaías 54.3.

I. Reconciliação. (2Co 5.18,19)
Reconciliar é: estabelecer a paz entre (seres, pessoas, etc); tornar amigos (pessoas que ficaram “de mal”); restituir à graça de Deus; pôr de acordo, conciliar (coisas que parecem opostas).
• Reconciliação dos homens com Deus. (Ef 2.13-16)
• Reconciliação consigo mesmo. Paz interior. (Jo 14.27)
• Reconciliação de homens com homens. (Mt 5.24)

II. Restauração. (Lc 4.18,19)
Restaurar é: obter de novo a posse ou domínio de (coisa perdida); recuperar, reconquistar, recobrar, reaver; pôr (construção ou obra de arte) em bom estado; reparar; consertar, compor; instituir novamente; restabelecer, restituir; revigorar; começar outra vez; reiniciar, recomeçar; dar novo esplendor; restituir ao poder; satisfazer, pagar, indenizar; voltar ao estado primitivo; recobrar as forças ou a saúde; recuperar-se, restabelecer-se.
• Restauraração de sonhos. (Sl 126.1) Deus não nos deixa apenas sonhando, mas nos leva a realizá-los. (Ef 3.20)
• Restituição sete vezes mais. (Pv 6.30,31) O diabo é o ladrão e deve devolver SETE VEZES MAIS tudo aquilo que ele nos roubou, em nome de Jesus! (Ag 2.7-9).

III. Renovação. (Rm 12.2)
Renovar é: tornar novo; dar aspecto ou feição de novo; mudar ou modificar para melhor; substituir por novo, por coisa nova; consertar, reformar, corrigir, melhorar em todos os aspectos ou praticamente em todos; dar novo brilho; dar novas forças; trazer de novo à lembrança; relembrar; fazer de novo; repetir, reiterar; brotar.
• Renovação da mente. (Rm 12.2)
• Renovação das atitudes. (2Cr 7.14)
• Renovação dos valores. (Ml 4.6)

CONCLUSÃO: Leia, profetizando para a célula Isaías 61.1-4.

FINALIZAÇÃO DO QUEBRA-GELO: Peça-os que desamassem o “bolinho de papel” e tentem deixar o mais desamassado possível. Diga-lhes que isso é um Ato Profético. Diga-lhes que, da mesma forma, Deus quer que façamos com a nossa cidade: RESTAURÁ-LA. Quando terminarem eles verificarão que não conseguiram deixar o papel totalmente perfeito, do jeito que era antes. Então diga-lhes que isso é tudo que Deus espera de nós: que façamos a nossa parte, pois quem vai completar a obra é Ele. Leia para a célula Apocalipse 21.5 e dê uma nova folha em branco para cada um dizendo: DEUS COMEÇA UMA NOVA HISTÓRIA NA TUA VIDA E NA NOSSA CIDADE. VOCÊ FOI CHAMADO COMO RESTAURADOR DE CIDADES!

AO NÃO-CRENTE: Muitas vezes dizemos que a nossa vida está como esse bolinho de papel, que só falta jogar no lixo, mas hoje o Senhor te chama para uma restauração. Ele tem poder para isso, basta apenas você crer e convidá-lo para as reformas necessárias.

A tua descendência possuirá as nações

INTRODUÇÃO: Deus tem prometido grandes conquistas; tão grandes que as vezes não conseguimos imaginar. O que ele tem para nos entregar vai além da nossa geração. A promessa Dele é que a nossa descendência possuirá as nações.

QUEBRA-GELO: Consiga um Mapa Mundi ou um livro que tenha um mapa das nações. Mostre para a célula e pergunte-lhes: Se você pudesse, qual desses países você daria aos seus filhos? (Se eles quiserem poderão dizer porquê escolheram ou não escolheram determinado país).

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: Deus tem para nós uma nação chamada Marituba. Talvez ela não esteja da forma que gostaríamos, mas podemos trabalhar para a nossa “nação” realmente se chame YAWEH SHAMAH, o Senhor está aqui. Sempre queremos dar o melhor para aqueles a quem amamos; então é hora de arregaçar as mangas, porque esta cidade será o primeiro legado para a nossa família e para nossa geração.
Primeiro temos começar pela nação chamada FAMÍLIA.

I. Vitória na Família (“a tua descendência”).
• Uma descendência que serve ao Senhor. (At 16.31 / Js 24.15)
• A família é alvo de Deus. Deus não quer apenas uma pessoa da família, Ele quer a família inteira (Gn 7.1 / Dt 29.18)
• “Nenhuma unha ficará no Egito”. Essa foi a palavra de Moisés à Farao quando este liberou apenas uma PARTE do povo para ser livre. Devemos ter a mesma posição em relação a nossa família. NÃO DEIXAREMOS NENHUM DELES NAS GARRAS DE SATANÁS! Vai tudo virar crente! (Jo 6.39)

II. A herança que deixaremos será abundante (“possuirá”).
• De geração em geração. Se formos fiéis ao Senhor, a benção estará sobre a nossa descendência (Dt 7.9 / Sl 90.1)
• Nossos descentes estarão debaixo da provisão do Senhor. (Celeiros transbordantes) (Dt 28.1-5 / PV 3.9,10)

III. Conquista da Promessa (“as nações”).
• Você é pai (mãe) de multidões. Nações = Multidões. Seus filhos naturais e/ou espirituais possuirão serão líderes de multidões. (Is 60.22)
• Feitos para governar. (Dt 28.13 / AP 5.9,10)
• Uma Nação aos pés de Jesus. (Fl 2.9-11).
Música recomendada para o final: “Grande Multidão” (Gilmar Brito)

CONCLUSÃO: A promessa de transbordamento do Senhor é completa. Ele quer dar a benção para nós e para a nossa família. Decida hoje ter uma descendência ungida, uma família de santos, uma casa cheia da presença do Senhor. Seja radical contra Satanás. Não é você que vai sair da sua casa ou da sua família, o diabo é quem vai ter que sair em nome de Jesus! A nossa família é do Senhor Jesus. A NOSSA DESCENDÊNCIA POSSUIRÁ AS NAÇÕES!

PARA O CRENTE: Quantos estão dispostos a saquear o inferno e povoar o céu? Se prepare Deus já deu ordens a teu respeito: Você é pai (mãe) de nações! Tome posse! Creia! O Senhor é contigo, homem mui valente!

AO NÃO-CRENTE: Não há problema que Deus não possa resolver. Deus te chama para uma vida de vitórias. Se você crer, ele te fará prosperar grandemente. Deus quer nos abençoar, mas decisão está em nossas mãos. Convide-o para entrar e confie nele. O melhor de Deus vai acontecer na tua vida.

Transbordarás

INTRODUÇÃO: TRANSBORDARÁS. Essa palavra e tem como base a palavra BORDA. Vários elementos têm “borda”; exemplo: a borda do prato; a borda do copo; a borda (margem) do rio; etc. A borda é o LIMITE extremo de um objeto. Em outras palavras poderíamos dizer que um objeto termina ou começa onde está a sua borda ou bordas. Por outro lado, TRANS é um sufixo grego que significa “através de”; “posição além de”; “mudança”. Juntando tudo chegamos à conclusão literal de que transbordar é: IR ALÉM DOS LIMITES.
Alguns, em nosso Ministério, tem se perguntado: “como irão transbordar?”; “de que forma acontecerá esse transbordamento?”. Uns acham que não conseguirão; outros se viram em tantos “apertos” nesse início de ano que deixaram de crer na promessa. Mas independentemente do que dizem ou pensam o TRANSBORDAMENTO VIRÁ! Aquele que prometeu é fiel e nenhuma de Suas promessas jamais falhou (Mc 13.31 / Hb 10.23). Este ano Deus vai te levar ALÉM DOS LIMITES!

QUEBRA-GELO: Material necessário: um copo transparente, uma pequena bacia, uma garrafa com água. Explique a todos que aquele copo nos representa, e a água da garrafa simboliza o mover de Deus. Coloque o copo dentro da bacia e, à medida que for explicando a lição, despeje um pouco de água dentro do copo. Quando chegar no último ponto da lição (Além do nosso bairro) o copo já deve estar cheio mas sem derramar. Deixe a música começar e diga-lhes que Deus não só vai enchê-los de bênçãos, mas vai fazê-los TRANSBORDAR (derrame o restante da água no copo de forma que transborde bastante). Ministre sobre cada um da célula profetizando vitórias, grande conquistas, transbordamento.

I. Além dos limites de si mesmo.
Este sempre foi o propósito de Deus. Deus não somente quer resgatar o homem, Ele deseja restaurar os sonhos.
• O diabo é o ladrão de sonhos. Ele trabalha para tirar a esperança. (Jo 10.10). Ele usou os irmãos de José para tentar neutralizar seus sonhos (Gn 37.20).
• Mas nós não estamos aqui para fazer a vontade do diabo. Veja qual foi a posição de José quando ele teve oportunidade de se vingar (Gn 45.4-10).
• É no meio das lutas que somos treinados para a vitória. (2Co 4.8-10 / Ef 6.13)
• Não importa o quanto tudo pareça seco, Deus é o restaurador de sonhos. (Jó 14.7)
• Você é muito maior do que você mesmo. (Jl 3.9,10 / 2Co 12.10 / Hb 11.32-34)

II. Além dos limites naturais.
Para aquele que está em Cristo não há limites. (Gn 22.17 / Jo 14.12) Muitas curas e milagres irão acontecer.
• Deus é sobrenatural! Não crer no sobrenatural é não crer em Deus em si mesmo. (1Co 2.14,15 / Mc 9.23)
• Você não é mais homem natural. Comece a enxergar por fé. (Hb 10.38 / 1Jo 5.4)

III. Além do limites geográficos.
• Além dos limites da família (Js 24.15). Deus vai alcançar tua família, parentes e amigos. Vai tudo virar crente!
• Além do nosso bairro. (At 1.8) Nós vamos alcançar o Pará, o Brasil e as nações!
Música recomendada para o final: “Leva-me Além” (Min. Toque no Altar)

CONCLUSÃO: O Transbordamento já está acontecendo. Quem tem os olhos abertos pela fé já consegue ver. Deus tem nos levado a viver coisas que vão além de nós mesmos e tem nos dado vitória. Muito de nós já tem ultrapassado a barreira do natural e entrado no sobrenatural de Deus. Agora é a sua vez! É hora de IR ALÉM DOS LIMITES!

PARA O CRENTE: Para viver o transbordamento precisamos de fé. Precisamos lançar por terra toda a dúvida e nos lançar no sobrenatural de Deus. Peça-lhe que Ele aumente a sua fé.

AO NÃO-CRENTE: A promessa de transbordar é para todos quantos crêem nela. Você está sendo convidado por Deus para uma vida de vitórias. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” (Sl 37.5)

Fixa bem tuas estacas

QUEBRA-GELO: Material necessário: Um pedaço de perna-manca (de preferência uma madeira que seja boa de entrar prego), pregos e um martelo. Pregue um prego na madeira até a metade dele. Pregue outro não muito profundo de forma que seja fácil de arrancar (Já leve pronto). Peça a um dos membros da célula que tente arrancar os dois pregos e depois pergunte qual dos dois foi mais fácil de arrancar. Com certeza ele(a) dirá que foi o prego que não estava bem firmado.

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: Da mesma forma o Senhor nos manda firmar as nossas estacas de forma que não seja arrancada com facilidade. A palavra de Isaías 54.2 é uma palavra para nós, que somos a noiva do Senhor, o povo de Israel. O profeta comparou o trabalho de ampliação de uma tenda com a atitude que o povo de Israel deveria tomar. Ora, a tenda era uma forma de habitação muito usada naquela época (líder, se possível consiga uma foto ou ilustração de uma tenda usada em Israel) e era necessário que as estacas estivessem bem firmadas, pois são elas que mantêm a tenda firme, inabalável diante das modificações do tempo (clima, chuva, vento, etc). A estaca não é parte dispensável pelo contrário é elemento de extrema importância na construção de uma tenda. Nelas são amarradas as cordas (os talentos). Alongar as cordas sem amarrá-las a uma estaca que esteja bem firme ao chão é como estar com fome e ficar somente olhando para o prato de comida, não resolve.
Uma estaca não pode ser cravada na terra de qualquer forma. Elas devem estar bem posicionadas e com certa distância da tenda. Também não pode ser qualquer estaca. Elas devem ser fortes em si mesmas (resistentes, confiáveis). A combinação “cordas + estacas” formavam o que chamamos hoje de ALICERCE. Um bom construtor de tendas sabe que se não usar cordas fortes e estacas resistentes, corre o risco de ver sua tenda cair em cima de si mesmo. O que Deus está nos falando através dessa comparação?

I. Ele não quer que a tenda caia em cima de nós.
Deus tem nos dado vitórias até aqui, mas vitórias transbordantes ainda estão por vir e Ele não deseja que sejamos “soterrados” por elas. Precisamos estar firmados na Sua Palavra, pois com uma grande multidão também vem grandes responsabilidades. Nesse período de conquistas, grandes também serão os desafios. Deus nos chama a VIGILÂNCIA.
• Vigilantes por si mesmos (Ef 6.13). Precisamos viver a Armadura de Deus diariamente, pois não sabemos o dia da provação.
• Vigilantes pela família (Sl 127.1). Uma família edificada no Senhor resiste a tempestade.
• Vigilantes pela célula e igreja (1Co 9.22). Devo ser uma estaca (coluna) de apoio na minha célula e na minha igreja. (Reflexão: O que estou fazendo pelo Reino de Deus?)

II. Ele quer uma construção sólida.
Ninguém tem medo de entrar em uma casa que transmite SEGURANÇA.
• Devemos ser crentes firmes e não vacilantes (Ef 4.14; 2Pe 1.10)
• A fidelidade tem que ser a marca da nossa tenda (Dn 6.4; Ap 17.14)

III. Ele é a segurança da nossa tenda.
Devemos firmar a nossa tenda em Jesus. Ele é o ALICERCE seguro. Nossas estacas devem estar muito bem firmadas Nele.
• Ele é a nossa habitação segura (Sl 71.3)
• Nele podemos nos esconder (Sl 91.11)
• Quem está em Cristo não é abalado. (Lc 6.48)

CONCLUSÃO: Você desiste fácil daquilo que Deus te deu? Devemos estar com a nossa vida plenamente firmada em Deus para que a nossa tenda não seja arrancada das nossas mãos com facilidade. Somos chamados a firmar bem a nossas estacas, ou seja, a lutar pelo território que Deus nos confiou e não entregar de bandeja para Satanás.

Alonga as Tuas Cordas

OBJETIVO: Motivar os membros da célula a reverem e desenvolverem os talentos que Deus repartiu a cada um.

INTRODUÇÃO: Estamos nos preparando para um Grande Transbordar em 2010 e, como somos um povo de fé, já estamos respirando esse transbordamento. Nossas conquistas serão maiores do que as de 2009. Já se sente a atmosfera das muitas águas. Deus vai romper o dique. Não haverá represa que consiga segurar. Nós não impediremos o transbordar, pelo contrário, já passamos dessa fase. Agora é o momento de usar as “cordas” que Deus nos deu. É hora de avançar!

QUEBRA-GELO: Leve uma corda para a célula. Deixe-a enrolada. Ela será usada no terceiro tópico desta lição.

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: A Palavra de Deus nos diz que ele adestra (treina) as nossas mãos para a batalha. Cremos que Ele está nos preparando para muitas vitórias neste ano de 2010. O nosso povo não vai perecer por falta de conhecimento! Todo o Ministério IBR está recebendo o mesmo alimento espiritual. A cada lição Deus está nos entregando armas de conquista.
Hoje vamos desenterrar, desenrolar as cordas que sustentarão o seu avanço em direção a vitória. O Senhor nos manda ALONGAR AS CORDAS.

I. ALONGA as tuas cordas.
Segundo o Dicionário Aurélio, ALONGAR é tornar longo, ou mais longo; estender, encompridar; desenrolar.
Alongar não é esticar. Ou seja, não é pegar algo pequeno e esticar até que alcance o tamanho ideal. Trata-se de algo que já é grande, mas está encolhido. Quando se fala em “alongar as cordas” entendemos que JÁ TEMOS uma GRANDE CORDA, entretanto ela ainda está no rolo, enrolada, e precisa ser desenrolada para podermos ver ou atingir toda a sua extensão.
Alongar é um verbo está no IMPERATIVO, ou seja, é uma ordem. Você tem sido obediente as ordens do Senhor?
• Obediência ou Sacrifício? (1Sm 15.22)
• Quem ama obedece. (Jo 14.15)
• Há recompensa para a obediência. (Mt 25.20,21)

II. Alonga AS TUAS cordas.
Cada um de nós recebeu algumas “cordas” do Senhor. Essas cordas são SUAS e não as do seu irmão. A CORDA É O TALENTO. (Pergunte os ouvintes: Qual é o seu talento? O que você faz de melhor? – deixe que falem resumidamente e não permita auto-comiseração na célula). Deus confiou talentos específicos a cada um, não para nossa glória, mas para utilizarmos no Reino D’Ele e para honra D’Ele.
• O Talento é dado de acordo com a capacidade de cada um. (Mt 25.15)
• Cada um prestará contas do que tiver recebido. (Rm 14.12)
• Devo desenvolver (aperfeiçoar) o meu talento. (Mt 25.16,17;24-27)

III. Alonga as tuas CORDAS.
Já vimos que as “cordas” que o profeta Isaías está falando são os talentos. Uma corda não tem função nenhuma se ficar guardada. Uma corda é feita para ser usada. Ela amarra, segura dois pontos entre si, sustenta a rede, desce ao fundo do poço e alcança a água para o sedento, firma a tenda, permite grandes escaladas, pode salvar a vida do náufrago, une objetos que estão separados (Líder passe a corda de mão em mão e peça que cada um diga o que pode fazer com aquela corda), enfim... São muitas as formas que se pode utilizar uma corda. Isaías está falando do POTENCIAL que cada um de nós tem. O inimigo tem incutido na mente das pessoas que elas “não podem”, “não conseguem”, “não vencem”, “não, não, não, tudo não”. Isso é uma mentira diabólica! Cada homem e mulher na face da terra nasceu para GOVERNAR. Isso quer dizer que já lhe foi dado as CORDAS (instrumentos) necessárias para LIDERAR e tomar posse do território que Deus lhe deu. Deus promete transbordamento porque tudo ele dá de sobra. Quando “ampliamos o lugar da nossa habitação”, aprendemos que já temos um território. Quando “estendemos a cortina da nossa habitação”, aprendemos que a nossa cobertura e visão precisam ser ampliadas. Quando tiramos todos os embaraços obedecendo o “não o impeças”, conseguimos avançar apesar de nós mesmos. Mas agora o Senhor nos leva a sair do casulo, tomar posse das armas que Ele já nos deu e usá-las. ALONGAR É PEGAR O TALENTO QUE DEUS TE DEU E USA-LO.

CONCLUSÃO: O Senhor nos ordena a alongar as nossas cordas. Não podemos ser desobedientes. Nossos talentos não devem ser enterrados. Não guarde a sua corda, alongue-a. Não tenha medo de se expor, pois não há sobre nós o espírito de temor, mas de ousadia. Você vai transbordar sobremaneira! Seus talentos irão dobrar, triplicar... Multiplicarão de forma que outros se beneficiarão do transbordar do seu talento. Que Deus te abençoe.

PARA O CRENTE: Deus confiou a você talentos. É hora de desenterrar. Declaramos que você irá se surpreender com você mesmo. Deus não se surpreende. Ele sabe do você é capaz. Este ano você vai apresentar o seu talento com juros em nome de Jesus. Você está “com a corda toda”.

AO NÃO-CRENTE: Deus quer fazer de você um vencedor. Hoje Ele te estende a corda da reconciliação. Ele alongou essa corda a toda humanidade. Segura-a com todas as suas forças porque você também vai transbordar. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” (Sl 37.5)

Não o Impeças

INTRODUÇÃO: Na lição anterior aprendemos que para acontecer o transbordamento precisamos nos submeter a nossa liderança, não ter medo de aumentar a nossa lista de oração e permitir que Deus nos amasse para que nos tornemos “telhado resistente”. Oh! Glória!

QUEBRA-GELO: Forme uma roda, com os membros da célula, de tal forma que outra pessoa não consiga entrar. Separe um dos membros e diga-lhe para tentar entrar no meio da roda enquanto ou outros farão de tudo impedi-lo (tome cuidado para que ninguém se machuque). Depois de algumas tentativas, deixe-o entrar; e peça-o para tentar sair. Os outros devem fazer resistência.

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: Da mesma forma como foi difícil para o nosso irmão entrar na roda, muitas vezes podemos estar dificultando ou impedindo o crescimento e o transbordamento na nossa vida ou na vida de alguém. O Senhor nos diz para NÃO IMPEDIRMOS o transbordar. Será que estamos sendo um canal de avanço ou de retrocesso? Alarga o espaço, estenda as cortinas e não impeças o mover do Senhor! Vamos ver em que áreas podemos estar impedindo o transbordar de Deus nas nossas vidas:

I. Para transbordar é necessário LIBERALIDADE (Lc 6.38)
Somos os responsáveis pela injeção de recursos no Reino de Deus. Seja pouco, ou seja muito, contribua.
• Somos mordomos do Senhor (1Co 4.2)
• Diga NÃO a Mamon, e SIM para Deus. (Mt 6.24) [Mamon é o demônio da ganância]
• Aprenda a depender de Deus (Fp 4.19)

II. Para transbordar é necessário DESPRENDIMENTO (Hb 12.1)
Há muitos empecilhos que só precisam da nossa posição para que eles desapareçam completamente da nossa vida.
• Afaste-se de toda forma de mal (1Ts 5.22)
• Administre corretamente o tempo (Ec 3.1)
• Priorize o Reino de Deus. (Mt 6.33)

III. Para transbordar é necessário SER EQUIPE (Is 41.6)
Ninguém poderá transbordar sozinho ou se afogará no mar do transbordamento. Precisamos aprender a caminhar juntos.
• Compreender o que é ser um corpo. (Ef 4.11-16)
• Fazer sempre o melhor em tudo, pois estamos fazendo para Deus (Ef 6.6)
• Empenhar-se pelos propósitos do grupo [ganhar, consolidar, treinar e enviar] (Fp 3.13,14)

CONCLUSÃO: A única pessoa que pode impedir o agir de Deus em nós, somos nós mesmos. O pecado é única coisa que pode roubar nossa autoridade. A murmuração, as intrigas, a visão pequena devem sair. Em Nome de Jesus, hoje, essas muralhas estão sendo quebradas e nós vamos viver o transbordar de Deus. Aleluia!

AO CRENTE: É momento de arregaçar as mangas e assumir o “ide” de Jesus. Faça um propósito de lutar para que muitas almas se salvem através de você. Você é canal.

AO NÃO-CRENTE: Jesus tem batido na porta do teu coração... Abra a porta... Não O impeças... Ele vai mudar radicalmente a tua vida. [Líder, prepare-se. Você pode usar Sl 95.7,8]