domingo, 25 de julho de 2010

Caindo do cavalo

Quebra-gelo: Vamos fazer uma pequena brincadeira: convide dois integrantes da célula para lhe auxiliar. Um deles deve ter os olhos vendados, o outro deitará no chão da sala. Antes de vendar o olhos do primeiro peça que olhe bem onde o segundo está deitado para não pisar sobre ele. Vende os olhos e dê umas voltinhas com ele. Atenção: levante o que estava deitado sem fazer barulho e peça discretamente que os outros não digam nada a respeito; pelo contrário deverão auxiliar o vendado a “não pisar” no seu colega. Diga ao vendado que sua única tarefa é passar por cima do colega sem tocar nele. Depois de algumas tentativas, tire a venda e mostre onde realmente estava o seu colega.

Transição para o estudo: O nosso amigo realmente acreditou que tinha um obstáculo a transpor por isso agiu da forma que vimos. Da mesma forma, no mundo, a diversas pessoas que creêm que estão seguindo a verdade quando ela realmente não está lá. Na lição de hoje nós vamos ver um homem que também pensava estar fazendo a coisa certa.

Leitura Bíblica: At 9.3-18

I – Há caminhos que parecem corretos. (Pv 14.12)
Saulo pediu autorização para matar os crentes pois, na sua mente, ele cria que estava seguindo um caminho correto.
• Há muitas vozes no mundo (1Co 14.10) e todas dizem ser o caminho correto.
• Entre essas vozes só uma é verdadeira: a voz do Bom Pastor – JESUS! (Jo 10.14,27)
• Jesus é o verdadeiro caminho (Jo 14.6)

II – Um encontro com verdade.
Saulo se esforçava por fazer o seu melhor. Ele realmente queria servir a Deus. Seu íntimo desejo foi visto por Deus, porque Deus não deseja que ninguém viva equivocado. Deus olhou para Saulo e o amou, como Ele te ama também. Foi então que Jesus veio até ele para mudar a sua trajetória.
• Saulo “caiu do cavalo” (At 9.3,4). Não é fácil para alguém que nasceu numa religião tradicional, como a de Saulo, crer que viveu anos perseguindo A VERDADE achando que era uma mentira. Mas graças a Deus que a luz resplandece nas trevas (Jo 5.1a)
• O “deus deste século” ilude as pessoas (2Co 4.4).
• Jesus desfaz as obras do diabo (1Jo3.8). Saulo teve um encontro com Jesus e sua vida foi mudada.

III – Uma caminhada de olhos abertos.
Saulo recebe um novo nome: Paulo. Ele não é mais um perseguidor, ele se tornou um perseguido por amor do Evangelho.
O que poderia mudar radicalmente a vida deste homem? O que seria tão forte a ponto de levá-lo a romper com a tradição e tornar-se um cristão? O próprio Paulo responde... (Gl 1.15,16)
Não consultar nem “carne”, nem “sangue” é como dizer “não pensou duas vezes”. Muitas vezes ouvimos a chamado de Deus e ficamos esperando “até que as coisas melhorem”, ou “esperamos consertar a vida primeiro para depois seguir a Jesus”, ou ainda “deixamos para mais tarde”. Quando Paulo decidiu seguir a Jesus, seus OLHOS FORAM ABERTOS.
• Com Jesus tudo vai concorrer para o teu bem (Rm 8.28)
• Com Jesus a vida tem conserto. Ele é o carpinteiro de Nazaré (Mt 11.28)
• Com Jesus a tua vida começa um novo tempo (Ap 21.5 / 2Co 5.17)

Conclusão
Cair do cavalo, sem Jesus, traz muitas feridas, entretanto Deus te chama hoje para descer do cavalo da tradição, do orgulho, da independência e ter os olhos abertos para uma nova caminhada. Hoje é dia de “cair do cavalo”. Hoje é dia deter um encontro com Jesus. Ele está aqui! Hoje, Ele cruzou o teu caminho, pra te dizer: “Filho, eu sou o caminho, a verdade e a vida, te trouxe aqui para mudar a tua trajetória, posso mudar a tua sorte, para mim não há impossíveis, tenho um projeto maravilhoso para tua vida; preciso somente que me deixes entrar na tua vida. Eu não entro sem convite. Quero entrar na tua vida hoje e fazer de ti um vaso de honra.” [Líder faça o apêlo].

Nenhum comentário:

Postar um comentário