OBJETIVO: Motivar os membros da célula a reverem e desenvolverem os talentos que Deus repartiu a cada um.
INTRODUÇÃO: Estamos nos preparando para um Grande Transbordar em 2010 e, como somos um povo de fé, já estamos respirando esse transbordamento. Nossas conquistas serão maiores do que as de 2009. Já se sente a atmosfera das muitas águas. Deus vai romper o dique. Não haverá represa que consiga segurar. Nós não impediremos o transbordar, pelo contrário, já passamos dessa fase. Agora é o momento de usar as “cordas” que Deus nos deu. É hora de avançar!
QUEBRA-GELO: Leve uma corda para a célula. Deixe-a enrolada. Ela será usada no terceiro tópico desta lição.
TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: A Palavra de Deus nos diz que ele adestra (treina) as nossas mãos para a batalha. Cremos que Ele está nos preparando para muitas vitórias neste ano de 2010. O nosso povo não vai perecer por falta de conhecimento! Todo o Ministério IBR está recebendo o mesmo alimento espiritual. A cada lição Deus está nos entregando armas de conquista.
Hoje vamos desenterrar, desenrolar as cordas que sustentarão o seu avanço em direção a vitória. O Senhor nos manda ALONGAR AS CORDAS.
I. ALONGA as tuas cordas.
Segundo o Dicionário Aurélio, ALONGAR é tornar longo, ou mais longo; estender, encompridar; desenrolar.
Alongar não é esticar. Ou seja, não é pegar algo pequeno e esticar até que alcance o tamanho ideal. Trata-se de algo que já é grande, mas está encolhido. Quando se fala em “alongar as cordas” entendemos que JÁ TEMOS uma GRANDE CORDA, entretanto ela ainda está no rolo, enrolada, e precisa ser desenrolada para podermos ver ou atingir toda a sua extensão.
Alongar é um verbo está no IMPERATIVO, ou seja, é uma ordem. Você tem sido obediente as ordens do Senhor?
• Obediência ou Sacrifício? (1Sm 15.22)
• Quem ama obedece. (Jo 14.15)
• Há recompensa para a obediência. (Mt 25.20,21)
II. Alonga AS TUAS cordas.
Cada um de nós recebeu algumas “cordas” do Senhor. Essas cordas são SUAS e não as do seu irmão. A CORDA É O TALENTO. (Pergunte os ouvintes: Qual é o seu talento? O que você faz de melhor? – deixe que falem resumidamente e não permita auto-comiseração na célula). Deus confiou talentos específicos a cada um, não para nossa glória, mas para utilizarmos no Reino D’Ele e para honra D’Ele.
• O Talento é dado de acordo com a capacidade de cada um. (Mt 25.15)
• Cada um prestará contas do que tiver recebido. (Rm 14.12)
• Devo desenvolver (aperfeiçoar) o meu talento. (Mt 25.16,17;24-27)
III. Alonga as tuas CORDAS.
Já vimos que as “cordas” que o profeta Isaías está falando são os talentos. Uma corda não tem função nenhuma se ficar guardada. Uma corda é feita para ser usada. Ela amarra, segura dois pontos entre si, sustenta a rede, desce ao fundo do poço e alcança a água para o sedento, firma a tenda, permite grandes escaladas, pode salvar a vida do náufrago, une objetos que estão separados (Líder passe a corda de mão em mão e peça que cada um diga o que pode fazer com aquela corda), enfim... São muitas as formas que se pode utilizar uma corda. Isaías está falando do POTENCIAL que cada um de nós tem. O inimigo tem incutido na mente das pessoas que elas “não podem”, “não conseguem”, “não vencem”, “não, não, não, tudo não”. Isso é uma mentira diabólica! Cada homem e mulher na face da terra nasceu para GOVERNAR. Isso quer dizer que já lhe foi dado as CORDAS (instrumentos) necessárias para LIDERAR e tomar posse do território que Deus lhe deu. Deus promete transbordamento porque tudo ele dá de sobra. Quando “ampliamos o lugar da nossa habitação”, aprendemos que já temos um território. Quando “estendemos a cortina da nossa habitação”, aprendemos que a nossa cobertura e visão precisam ser ampliadas. Quando tiramos todos os embaraços obedecendo o “não o impeças”, conseguimos avançar apesar de nós mesmos. Mas agora o Senhor nos leva a sair do casulo, tomar posse das armas que Ele já nos deu e usá-las. ALONGAR É PEGAR O TALENTO QUE DEUS TE DEU E USA-LO.
CONCLUSÃO: O Senhor nos ordena a alongar as nossas cordas. Não podemos ser desobedientes. Nossos talentos não devem ser enterrados. Não guarde a sua corda, alongue-a. Não tenha medo de se expor, pois não há sobre nós o espírito de temor, mas de ousadia. Você vai transbordar sobremaneira! Seus talentos irão dobrar, triplicar... Multiplicarão de forma que outros se beneficiarão do transbordar do seu talento. Que Deus te abençoe.
PARA O CRENTE: Deus confiou a você talentos. É hora de desenterrar. Declaramos que você irá se surpreender com você mesmo. Deus não se surpreende. Ele sabe do você é capaz. Este ano você vai apresentar o seu talento com juros em nome de Jesus. Você está “com a corda toda”.
AO NÃO-CRENTE: Deus quer fazer de você um vencedor. Hoje Ele te estende a corda da reconciliação. Ele alongou essa corda a toda humanidade. Segura-a com todas as suas forças porque você também vai transbordar. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará” (Sl 37.5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário