Quebra-gelo: Leve um celular para a célula, mas retire o chip e a bateria. Diga à célula que quatro elementos são fundamentais para o funcionamento desse celular: uma operadora; um chip; uma a bateria carregada e créditos. Informe-lhes que o celular que você tem na mão tem operadora, tem créditos, mas está sem o chip e sem bateria. Pergunte-lhes se você conseguirá fazer ligações. Com certeza, não! Mostre-lhes o chip e a bateria e diga-lhes que cada um dos itens (operadora, chip, bateria e créditos) quando juntos e no seu devido lugar permitem alcançarmos o mundo com nossas ligações. Entretanto se algum item não funcionar corretamente nenhuma ligação poderá ser feita.
Da mesma forma a Igreja é formada por vários elementos que precisam estar na seu devido lugar estabelecido por Deus. Vamos ver o que Paulo nos diz a respeito do assunto.
Leitura Bíblica: Rm 12.4,5 e Ef 4.11-16
Introdução: O Apóstolo Paulo gostava muito de fazer comparações. Dessa vez a Igreja é comparada ao corpo humano. Vemos através desses textos que Paulo tinha boas noções de biologia, anatomia, sociologia, administração, pedagogia, relações humanas, etc. Mas acima de tudo compreendia a necessidade do trabalho em equipe e a importância de uma boa consolidação.
I – O Corpo – Unidade (Ef 4.4-6)
“Somos um só corpo”. Um corpo é uma unidade. Todos os membros do corpo são necessários para o seu bom funcionamento. Quando caminhamos, trabalhamos ou fazemos alguma atividade, nem nos damos conta de que bilhões de ítens do nosso corpo estão trabalhando em cooperação para manter o corpo estável. Pela unidade do corpo podemos executar as diversas atividades do dia-a-dia.
• O Corpo é a Igreja de Jesus (1Co 12.13)
• A Igreja precisa estar unida – Divisão (di = dois, logo divisão = duas visões). A Igreja de êxito tem uma só visão. (Hb 12.2a / 1Co 12.25)
• A Consolidação leva o povo a uma só visão (Ef 4.11,12). A Consolidação é instrumento de Deus para a edificação. Uma EDIFICAÇÃO é uma construção. Toda CONSTRUÇÃO tem um alicerce. Um ALICERCE não pode ter emendas, senão põem em risco toda construção. Uma Visão dada por Deus se torna o alicerce, a base, da Igreja. Em nome de Jesus, o nosso povo terá uma só visão. Um só alicerce, sem emendas, sem risco de cair. O nosso povo será um povo consolidado no Senhor.
II – Os Membros – Diversidade
“Uma só fé”. Embora o corpo seja uma unidade, ele é formado por DIVERSOS membros. Há o membro coração (muito emotivo), há o membro estômago (engole cada coisa...), há o membro nariz (pra ele tudo cheira mal), há também o membro pé (gosta muito de pisar nos outros) e não podemos nos esquecer do membro olho (especialista em ver os defeitos alheios), há o crente língua (especialista em jornalismo – Jornal da fofoca), há até o crente ânus (este só faz... deixa pra lá). Os exemplos acima são de uso errado dos talentos. Cada membro tem uma função, um talento específico e, se não for orientado corretamente, pode levar todo o corpo a um colapso.
• Os Membros são os irmãos que formam a Igreja (Rm 12.5)
• Os irmãos precisam ter o mesmo propósito (Ef 4.15a). Nosso propósito: “seguir a verdade (Cristo) em amor (comunhão com os irmãos)”.
• A Consolidação leva a diversidade [membros] a trabalhar em unidade [corpo] (Ef 4.13). A Consolidação orienta o novo membro e o localiza dentro do contexto de um corpo. Ninguém deve ficar perdido feito “cego em tiroteio”. Deus tem um plano específico para cada um. Seus dons e talentos foram dados por Deus para edificar a Igreja do Senhor Jesus.
III – A Cabeça – Objetividade
“Um só Senhor”. Todo corpo tem um centro de comando: a cabeça. Você já viu algum corpo andando por aí sem uma cabeça? Entretanto há muitos membros querendo agir por si só. Podemos estar cheios de boas intenções e até boas idéias, porém se passarmos na frente do Cabeça que é Cristo perdemos o foco e Deus não tem compromisso com nada que Ele não começou. Devemos tomar cuidado com o nossos “achismos”: “EU acho isso...”, “EU acho aquilo...”, “Se fosse EU faria desse jeito...”, etc. No corpo de Cristo não há lugar para o EU ACHO, só há lugar para ASSIM DIZ O SENHOR! Oh! Glória! Jesus é o Cabeça. Precisamos aprender a ouvi-lo urgentemente. Ele é quem dá a direção. Em Nome de Jesus, está será uma igreja que ouve a voz do Bom Pastor.
• A Cabeça é Cristo, O Senhor da Igreja, O Senhor de cada irmão (Ef 5.15b).
• Cristo estabelece a Visão e os Propósitos (Lc 1.79 / Jo 6.68)
• A Consolidação leva o Corpo a maturidade, a obedecer a Cristo. (Ef 4.14)
Conclusão
Nenhum membro do corpo de Cristo está autorizado a andar ou trabalhar sozinho. Quem assim o faz é considerado “corpo estranho” e inflama os membros ao seu redor. Toda célula do corpo que começa a trabalhar contrário a sua natureza, vira um câncer e precisa urgentemente voltar a trabalhar em harmonia. Para isso são feitos vários tratamentos como, por exemplo, a quimioterapia. Caso essas células não se restabeleçam faz-se necessário uma retirada cirúrgica. O próprio corpo “reclama” quando algum membro não funciona corretamente.
Declaramos, em Nome de Jesus, a unidade da Igreja de Cristo Jesus. Este povo será um povo consolidado e consolidador de vidas. Cada membro encontrará a sua função no corpo e compreenderá a importância de estar debaixo da vontade do Senhor. E assim, unidos, entregaremos esta cidade, o estado, o país e as nações ao Cabeça: Jesus Cristo de Nazaré, Nosso Senhor.
Ao não crente: Jesus te convida a entrar nesse time. Venha fazer parte do corpo de Cristo! A porta de entrada é simples: deixe Jesus ser o Cabeça da sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário