domingo, 25 de julho de 2010

Estendam-se as Cortinas

INTRODUÇÃO: Na lição anterior aprendemos que para acontecer o transbordamento precisamos ser flexíveis, desejar esse transbordamento e crer na promessa e rejeitar toda afirmação contrária.

QUEBRA-GELO: Leve um lençol ou uma cortina para a célula. Mostre que enquanto o lençol estiver dobrado ele não cobre ninguém. Se desdobrarmos um pouco já cobrirá alguns. Se ele estiver totalmente esticado terá lugar para mais pessoas.

TRANSIÇÃO PARA O ESTUDO: A cortina é uma COBERTURA. Ela representava o telhado de hoje. Uma casa sem telhado deixa os habitantes a mercê da chuva, do sol, e de todas as intempéries que possam acontecer no clima de uma região. Não se pode morar em um que não tenha cobertura. Não existe transbordamento se não há cobertura.
No versículo de Isaías 54.2, estender o toldo (ou a cortina) não é apenas uma força de expressão é uma ORDEM.

I. Para transbordar é necessário se SUBMETER. (1Pe 2.13-15)
Estar debaixo de uma cobertura significa estar debaixo de proteção. Não há nenhuma base bíblica para se andar sozinho.
• “Não é bom que o homem esteja só”. (Gn 2.18)
• “Enviou de dois em dois”. (Lc 10.1)
• “Um ajuda o outro”. (Is 41.6; Ec 4.9-12)
• “Obedecei aos vossos pastores (guias, líderes)”. (Hb 13.17; Rm 13.1)

II. Para transbordar é necessário AUMENTAR A LISTA DE COBERTURA ESPIRITUAL.
Estender a cortina da minha habitação significa, também, aumentar (intensificar) a cobertura de oração sobre aqueles que já estão debaixo da minha cobertura (membros da célula, familiares, amigos, irmãos da igreja, vizinhos próximos, etc). É necessário estar cobrindo em oração cada um que o Senhor tem nos entregado e começar a orar pelos que virão.
• É pecado não orar pelo irmão. (1Sm 12.23; Tg 5.16)
• Não devemos temer ser cobertura espiritual. (2Tm 1.7)
• Toda grande avivamento começou com o desejo de orar (At 4.31).

III. Para transbordar é necessário SER TELHADO RESISTENTE.
Uma boa telha é aquela que passou na mão do oleiro, foi amassada, prensada e levada ao fogo. Nenhum cristão deve imaginar que não vai passar por tribulações. Isso não é profecia, faz parte do “pacote salvação”. Pois para receber o Transbordamento ainda na “terra dos viventes” Deus vai permitir as mais diversas situações de quebrantamento. O problema é que todas as vezes que algo de ruim acontece conosco NUNCA conseguimos ver como sendo a mão de Deus trabalhando. Quando é conosco, as frases mais comuns são: “é o diabo”, “é o fulano, ou ciclano, ou beltrano”, “é uma injustiça”, “isso só acontece comigo”, “Deus porque o Senhor se esqueceu de mim”, etc. Quando é com os outros, muitas vezes dizemos: “foi a mão de Deus”, “isso é pra que ele(a) cresça na fé”, “se não vem pelo amor, vem pela dor”, “Deus é justiça”, “ta vendo? Bem-feito!”, etc.
Mas Deus tem um transbordamento prometido para todo aquele que crer. Para isso precisamos passar pela fornalha e enquanto resistirmos com nossos argumentos, a mão do Senhor continuará “amassando o barro” até nos tornamos “telhas” prontas para uma grande Colheita.
• TUDO contribui. (Rm 8.28).
• Deus resiste ao coração endurecido (1Pd 5.5)
• Você está fortalecido em meio as lutas (1Pd 5.10)

CONCLUSÃO: Não há Transbordamento sem Quebrantamento. Não Quebrantamento sem Rendição. Não há Rendição sem Humilhação. Não Humilhação que não venha a se tornar Exaltação da parte de Deus. Prepare-se! Lance fora a insubmissão. Lance fora o medo. Lance fora os argumentos. Lance a mão ao arado que Deus te entregou e estenda as cortinas da tua habitação. (Líder profetize a multiplicação sobre a sua célula e sobre os seus discípulos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário