domingo, 25 de julho de 2010

As quatro leis espirituais

Quebra gelo: Leve um balão vazio. Pergunte-lhes: o que um balão lembra? (Deixe que respondam). Diga-lhes que hoje vamos olhar o balão pelas leis físicas. Estique o balão e pergunte se eles sabem que lei física está sendo aplicada. (Entre outros princípios, o balão pode ser esticado porque ele tem ELASTICIDADE). A seguir peça que alguém encha o balão, só não deixe estourar. Enquanto a pessoa enche pergunte para a célula qual a lei que está operando ali. (Há várias leis operando, porém queremos destacar a lei da AÇÃO E REAÇÃO. O “enchedor” injeta ar dentro do balão [ação], o balão, pressionado, dilata-se [reação]). Jogue o balão para o alto e pergunte: por que o balão desceu? (A Lei da GRAVIDADE, do ponto de vista prático, confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar).

Introdução: Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

1ª Lei – “Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.”
• O Amor de Deus (Jo 3.16)
• O Plano de Deus (Jo 10:10)
Pergunte à célula: Por que a maioria das pessoas não está experimentando esse amor e essa “vida abundante”? (Deixe que comentem, só não deixe fugir demais do assunto). Depois diga-lhes que: A maioria das pessoas não estão experimentando o amor e o plano maravilhoso de Deus por causa da Segunda Lei.

2ª Lei – “O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.”
• O Homem é Pecador (Rm 3.23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e seu relacionamento com Deus desfez-se. Este estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.
• O Homem está Separado de Deus (Rm 6.23) [morte = separação espiritual de Deus]. Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante através dos seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc. Mas ninguém pode ser salvo pelas boas obras (Ef 2.8-9).
A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação...

3ª Lei – “Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.”
• Ele Morreu em Nosso Lugar (Rm 5.8)
• Ele Ressuscitou dentre os Mortos (1Co 15.3-6)
• Ele é o Único Caminho (Jo 14.6). Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa Dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.
Mas não é suficiente apenas conhecer essas três leis; é preciso experimentar a Quarta Lei...

4ª Lei – “Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.”
• Precisamos Receber a Cristo (Jo 1.12)
• Recebemos a Cristo pela Fé (Ef 2:8-9)
• Recebemos a Cristo por Meio de um Convite Pessoal (Ap 3.20). Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar os nossos pecados. Não é suficiente crer intelectualmente que Jesus é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Recebemos a Cristo pela fé, através de uma decisão pessoal.

Conclusão: Você pode receber a Cristo agora mesmo em oração (Orar é falar com Deus). Deus conhece seu coração e está mais interessado na atitude do seu coração do que em suas palavras. (Líder, pergunte quantos querem experimentar o Amor e o Plano Maravilhoso de Deus nas suas vidas. Faça o apêlo e em seguida peça-os para repetirem a oração abaixo)

“Senhor Jesus, eu preciso de Ti. Eu Te agradeço por ter morrido na cruz pelos meus pecados. Abro a porta da minha vida e Te recebo como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoar os meus pecados e me dar a vida eterna. Toma conta da minha vida e faça de mim o tipo de pessoa que desejas que eu seja.”

Obs: Caso haja decisões genuínas, oriente o secretário a anotar o nome, endereço e fone do novo decidido, além de perguntar-lhe qual seria um bom dia e horário para uma visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário