domingo, 25 de julho de 2010

Arrependei-vos e convertei-vos

Quebra-gelo: Material necessário: folhas de papel em branco; canetas (pode ser lápis comum, de cor, de cera, etc). Dê uma folha para cada membro da célula e peça-os que de um lado da folha façam vários tipos de riscos (retos, circulares, etc), podem até pintar se quiser. Do outro lado da folha peça-os que tentem fazer uma linha reta o mais reto que puderem sem auxílio de régua. Depois pergunte-lhes o que acham que cada lado da folha representa (deixe que comentem). Depois diga-lhes que o lado com vários riscos é como a vida do homem sem Deus: “vai em várias direções”, é um grande emaranhado que muitas vezes nem ele sabe definir. Já o lado onde há apenas um risco representa a vida do homem com Deus: há uma direção definida, é fácil identificar onde começa e onde termina o caminho.

Transição para o Estudo: Nossa vida, muitas vezes está como este lado rabiscado: sem rumo, indo a lugar nenhum, entretanto, hoje o Senhor nos chama a virar a página da nossa história. Ele nos convida a uma mudança de direção veja o convite que há na Bíblia para nós:

Leitura Bíblica: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (At 3.19)

I – Uma chamada ao ARREPENDIMENTO.
• Todos temos pecados e precisamos nos arrepender deles (1Jo 1.8 / Rm 3.23)
• Sem arrependimento não há perdão dos pecados (1Jo 1.9).
• O arrependimento é tão importante que gera festa no céu. (Lc 15.7-10)

II – Uma chamada a CONVERSÃO.
O arrependimento é diferente do remorso. O remorso é uma tristeza profunda por ter feito algo errado, mas não gera conversão (mudança de atitude). Por outro lado o arrependimento genuíno gera a conversão. Em outras palavras, o pecador reconhece que errou e toma a decisão de não pecar mais. Conversão é uma mudança de caminho. A conversão e uma guinada de 180° na vida do arrependido. Ele obedecia a voz maligna e agora dá ouvidos a voz de Deus. Arrependimento sem conversão é apenas remorso. Não basta reconhecer que se é pecador é necessário nos convertemos dos maus caminhos.
• Sem conversão ninguém entrará no Reino de Deus (Mt 18.3)
• Todo o que se converte é porque sentiu que precisa se sujeitar a Deus. A conversão é uma humilhação de alma, porém todo humilhado será exaltado. Todo coração quebrantado será atendido por Deus (Tg 4.7-10)
• A conversão nos leva a ser referência para os que estão ao nosso redor (Lc 22.32)

III – Uma chamada ao PERDÃO DOS PECADOS.
• Existe uma separação, um grande abismo, entre o homem e Deus (Is 59.2)
• Se nos ARREPENDERMOS e nos CONVERTERMOS a Deus, ele nos PERDOARÁ (Mq 7.19 / At 3.19) O perdão dos pecados nos une novamente a Deus.

IV – Um novo tempo de REFRIGÉRIO.
• Todo aquele que abandonar os seus pecados alcançará o favor do Rei (Ap 3.5)
• Converter-se ao Senhor define um novo momento na nossa história. Ele te levará a “pastos verdejantes”. Você será “como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas que no tempo certo dá os seus frutos”. Seu espírito receberá o sopro do Todo-Poderoso e a sua vida entrará em um tempo de prosperidade, paz interior e alegria pela presença do Senhor. Tudo o que o diabo te roubou entrará em contagem regressiva para a restituição. Todas as benção descritas em Deuteronômio 28 te alcançarão e a tua cura virá sem demora! Creia! Hoje você pode dar um grande passo e mudar o rumo da sua história!

Conclusão
Agora é momento de CONFESSAR. Posso estar realmente arrependido no coração, entretanto para que seja confirmado nos céus, a minha decisão, é necessário FALAR diante dos homens (Rm 10.9). Não somos perdoados somente afirmando que somos filhos de Deus, pois filho também erra e precisa de perdão. Não somos perdoados simplesmente porque nascemos numa família cristã, pois a Bíblia nos afirma que a tradição não salva. Não somos perdoados porque somos “bonzinhos”, pois o Apóstolo Paulo afirma que a salvação não se dá por obras. Não somos perdoados apenas porque Deus é amor e não vai mandar ninguém para o inferno (isso é até uma blasfêmia) porque Deus é amor, mas também é justiça. Somos perdoados somente se nos arrependermos e nos convertermos. “Se CONFESSARMOS (assumirmos publicamente) os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). [Líder, aproveite para fazer o apêlo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário