domingo, 25 de julho de 2010

Palavra ao Líder da Célula

Querido líder, apresentamo-lhe estas lições preparadas exclusivamente para a sua célula. Tais lições são direcionadas para aquelas pessoas que ainda não receberam o Senhor Jesus, como: amigos, parentes e vizinhos. Também são aptas para crentes veteranos, que estarão presentes em sua célula para dar suporte ao trabalho.
Esses crentes serão cada vez mais consolidados na visão celular e estarão sendo treinados para liderar a sua própria célula. A prática demonstrou que a célula é também formada de pessoas convertidas, membros da mesma igreja local. Estes serão os que, juntamente com você, farão crescer e multiplicar a sua célula. Tudo dependerá da forma como você as ministrará.
A metodologia usada nestas lições é baseada num aprendizado crescente e contínuo, que o novo convertido, e até mesmo o crente em Cristo, precisa ter no decorrer de sua carreira cristã.
Imagine alguém saindo de seu país de origem, com a intenção de nunca retornar. Para isto, precisa se adaptar à nova realidade, ao novo contexto sócio-cultural. Da mesma forma, nós saímos do império das trevas e entramos no império da luz. Precisamos conhecer as normas que regem este novo reino ao qual passamos a pertencer – o Reino de Deus.
Portanto, estas lições vão abordar os aspectos deste novo caminhar com Cristo.
Durante a semana, você deverá trabalhar em torno do convite pessoal aos não crentes e aos membros de sua igreja que, não necessariamente, residem perto de sua casa. Saiba que você é um ganhador de almas, um ministro de Deus, escolhido para tão nobre tarefa. A oração intercessória e o jejum são fortes aliados na obtenção do sucesso na célula.
Não se sinta desanimado ao constatar por várias vezes a ausência daqueles que prometem comparecer, mas nunca o fazem. Deus poderá estar trabalhando no seu caráter, conforme Rm 5:3,4 e, ao final, você será um obreiro aprovado!
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança”. (Rm 5:3,4)
O lanche, no final deverá ser algo simples mas com amor. Nada de café ou chá frios, refrigerantes quentes. Faça esta parte numa atitude de adoração a Deus. Sugerimos um rodízio do lanche entre os irmãos.
A experiência tem nos mostrado que o lanche por simples que seja, é de suma importância na célula, pois é neste momento de confraternização que são lançadas as raízes da amizade, que são compartilhados os problemas e dificuldades e que são traçadas as estratégias para o melhoramento do trabalho.
O fato de “comer juntos” naturalmente reforça os laços fraternais.
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. (At 2:42)
Os lares menos favorecidos de nossa Igreja têm testemunhado o suprimento do Senhor nesta área. Bênçãos de prosperidade têm sido compartilhadas nas reuniões de líderes que fazemos, antes que os mesmos ministrem em suas células.
Fique de olho no relógio. Cuidado com a empolgação! Se sua célula funciona durante a semana, à noite, alguns terão que trabalhar ou estudar amanhã cedo. Se em alguma ocasião não for possível cobrir toda a lição, conclua o estudo de forma sábia, não deixando dúvidas no que já foi exposto.
Nunca se esqueça de que você é um facilitador e não um pregador. Você não está no púlpito e sim, numa sala, onde todos participam da conversa. Aproveite cada momento oportuno para desenvolver a participação de todos. Se houver alguém tímido ou de pouca conversa, valorize sua participação, quando esta acontecer, você o estimulará a participar outras vezes.
Sabemos que você já está preparado para liderar uma célula, pois já fez ou está fazendo a Escola de Líderes; mas, mesmo assim, colocaremos, a seguir, alguns princípios que não devem ser esquecidos neste glorioso ministério de ganhar e consolidar almas para o Senhor Jesus:
• Mantenha vida santa, com bom testemunho na vizinhança;
• Peça a Deus um amor genuíno pelas almas perdidas;
• Demonstre constante cordialidade como bom anfitrião;
• Nunca se esqueça de orar por cada pessoa que já passou pela sua célula;
• Acompanhe pessoalmente os seus discípulos, sempre que se fizer necessário;
• Prepare o estudo com antecedência, mesmo que já o conheça bem;
• Fique sempre na dependência completa do Espírito Santo;
• Sempre que se fizer necessário, apresente-se como representante da igreja local e do seu pastor, mencionando os cultos oficiais e programações especiais da mesma;
• Controle o horário de começo e término da reunião, oferecendo, se possível, lanche simples;
Recomendamos 1h 30min para todas as atividades da célula. Deixe sempre o “gostinho de quero mais”.
Não deixe pairar dúvidas na mente de seus discípulos. Caso não as possa sanar, leve-as ao conhecimento do seu discipulador ou pastor;
Não espere sua célula crescer mais que 15 a 20 pessoas para pensar em quem será o seu multiplicador; este preparo deverá caminhar junto com a consolidação da célula;
Fique atento às datas dos Encontrões das Células no templo e não deixe de comparecer com o seu grupo, dando-lhe toda a assistência necessária;
Não recomende para o Encontro pessoas que ainda não estejam realmente convertidas e sendo consolidadas;
A Escola de Líderes deverá ser indicada somente para quem já fez o Pré, o Encontro e o Pós e passou pelo batismo nas águas, salvo determinação do seu pastor;
Saiba finalmente que você não está sozinho; seu pastor estará sempre orando pelo seu ministério e, com certeza, se colocando à disposição para sanar as possíveis dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário