Quebra-gelo: Leve 2 ovos. Diga-lhes que um ovo é muito frágil, entretanto quando tentamos quebra-lo, com as mãos, na sua extensão horizontal ele se torna resistente.
Peça aos integrantes da célula que tentem quebrar o ovo com as mãos, porém da forma que é mostrada na imagem ao lado.
Após algumas tentativas diga-lhes que apesar de um ovo ser fraco, podendo se quebrar com facilidade, podemos observar que ele não é tão fraco assim. De forma semelhante, nós seres humanos temos fraquezas, contudo dentro de nós a uma força que vem do alto, direto do trono. Vamos descobrir a chave para ativar essa força?
Introdução:
Uma das maiores estratégias de satanás é desacreditar o próprio homem. Alguém que crê que não vai vencer, já perdeu a batalha antes de começar. Durante toda a nossa vida o inimigo trabalha para injetar conceitos negativos a respeito de nós mesmos. Ele quer que nos enxerguemos pequenos, impotentes, incapazes, sem força e derrotados. Queremos nesse estudo mostrar que o diabo vai “continuar querendo” pois você não é nada disso que ele tem declarado. Você é filho(a) de Deus, coroa da criação, herdeiro e co-herdeiros com Cristo. Vamos ver o que o texto de Joel 3.10b tem para avivar a nossa memória...
I – “Diga”. O poder de uma declaração.
• A palavra tem poder (Pv 18.21 / Pv 6.2 /)
• Se a palavra tem poder imagine a palavra de um sacerdote. A Bíblia diz que “como o sacerdote avaliar uma casa assim será” (Lv 27.14b). Para dar o devido valor a algo Deus deixa a critério do sacerdote. A palavra de um sacerdote é definitiva para o bem ou para o mal.
• Nós somos os sacerdotes de hoje (1Pe 2.9 / Ap 1.6)
II – “o fraco”. Ser fraco não é ser covarde.
Essa expressão abrange a três áreas em que alguém pode sentir-se fraco:
• No corpo (físicamente). Enfermidades e cansaço podem nos fazer fraquejar. Mas há uma promessa em Isaías 40.30,31.
• Na alma (as emoções). Amargura, tristeza, raiva, rejeição, etc podem e são usadas por satanás para nos enfraquecer. Mas há uma promessa para nós no Salmo 23, Deus vai refrigerar a nossa alma – as nossas emoções.
• Espírito (Vida espiritual). Tentação, entretenimento, opressão (entre outras) são armas sutis do nosso inimigo para nos enfraquecer e tentar nos fazer voltar à velha natureza. O Senhor nos alerta a estarmos atentos para não fraquejar e cair (Mt 26.41).
III – “sou forte”. Característica do guerreiro: Valentia.
• Não é “eu fui” ou “eu serei”, é “eu sou forte”. Essa é uma declaração que nos faz tomar uma atitude. Chega de dizer “tô fraco, tô fraco”. É hora de declarar “estou mais forte do que nunca!”. Paulo passou muitas tribulações, mas ele aprendeu que os momentos em que parecemos estar fracos e quando realmente estamos fortes (2Co 12.10).
• Sempre declare a benção no lugar da maldição. Devemos declarar palavras que tem poder de alterar a situação. Exemplo: “diga o triste eu sou alegre”, “diga o doente, estou curado”, “diga ao problema: Jesus é a solução!”
Conclusão
Deus quer que voltemos a acreditar. Um homem de Deus sem fé não é homem de Deus! Somos guerreiros! Nosso nome é coragem! Em toda história da Bíblia nós vemos Deus chamando a existência as coisas que não existem como se fossem (Rm 4.17) e chamando loucos para confundir sábios (1Co 1.27). Ele usou Davi para derrubar o gigante; fez 300 derrotar milhares (Gideão e os 300 homens); deu força para um homem “cabeludo” demolir um templo com as próprias mãos (Sansão); fez de um simples pescador (Pedro) um Pai de multidões (3.000 almas convertidas); imagine então o tamanho da vitória que Ele dará a você... Use a chave que ativa a força: A palavra declarada. Declare a sua vitória todos os dias. Diga o fraco: eu sou forte! Oh! Glória! [Líder, aproveite para compartilhar com o grupo uma vitória que aconteceu na sua vida]
Nenhum comentário:
Postar um comentário