domingo, 25 de julho de 2010

As duas portas e os dois caminhos

Adaptado do Ministério Monte Sião

Quebra-gelo: Pegue duas folhas grossas de papel (Pode ser papelão, cartolina ou papel cartão). Numa folha escreva VIDA e no verso, MORTE. Na outra folha escreva MORTE, e no verso VIDA. Capriche na primeira folha; na outra, nem tanto. Mostre as duas folhas à célula e peça que escolham uma das duas. Explique que nós temos uma “vida de escolhas”. Somos e vivemos hoje o que nós escolhemos no passado. Entretanto muitas coisas são escolhidas pela aparência ou pela propaganda. Jesus nos fala de duas portas: uma que tem aparência e comercial de boa, mas é má; outra que dizem que é cafona, ultrapassada, sem vida, mas leva a vida eterna. Pergunte se depois dessa explicação alguém gostaria de trocar. (Deixe que troquem se quiserem, em seguida mostre o que está escrito atrás de cada folha). Diga-lhes que é assim que acontece no mundo: o diabo oferece uma VIDA de prazeres e facilidades porém o final é a morte; Jesus nos diz que o caminho é de MORTE do “eu” para poder receber a vida eterna.

Leitura Bíblica: Mt 7.13-14

Introdução: Não há três caminhos, ou três tipos de pessoas, a Bíblia só reconhece dois caminhos e dois tipos de pessoas (com Cristo e sem Cristo, céu e inferno)

I – Duas Portas (Dt 30.15; 1Rs 18.21; 2Pe 2.2-15).
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal”. Dt. 30:15
• Larga: Alude ao modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio – é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para enriquecer-se, do que andar pela regra de ouro (Mt 7.12), este é o caminho que conduz ao inferno – o nome da porta é EGOÍSMO.
• Estreita: Larga o suficiente para entrar uma pessoa de cada vez – Mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus – A pessoa tem de vencer todas as inclinações naturais (Lc 13.24), o nome desta porta é JESUS. A porta estreita exige obediência rigorosa à regra de ouro.

II – Dois Caminhos
Os caminhos são a seqüência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha - A vida passa a ser moldada pela escolha – Não é o destino que determina o nosso futuro, e sim a nossa escolha.
• Caminho largo – porta larga: Comodidade e o conforto do mundo – Bastante espaço para o pecador e seus pecados. Tem uma aparência florida.
• Caminho estreito – porta estreita: Não oferece espaço suficiente para passarmos com todo nosso volume de imoralidades. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar este caminho, ele se alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens e glória – Cristo é o caminho (Jo 14.6).

III – Dois tipos de companhia
Muitos viajantes na estrada larga e poucos peregrinos na estreita.
• Valores do caminho estreito – Arrependimento e fé.
• Valores do caminho largo - Egoísmo e todas as suas manifestações.

IV – Dois destinos
• Caminho espaçoso leva a destruição. Destruição: Desperdício, perda de tudo que é valioso para a existência. Destruição significa: Limitação apertada, confinamento, prisão até que tudo seja destruído por meio de tensão esmagadora.
• O caminho estreito leva a uma vida sem pecados e sem dor, e vida eterna com Cristo.

Conclusão: O Pai nos dá duas opções, como está escrito em Dt 30.19. E nos aconselha a escolher o caminho da vida. Qual porta você decide entrar? Hoje é dia de decisão.

2 comentários: